Energia hidraulica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO SUPERIOR DE TÈCNICO EM GESTÃO AMBIENTAL
ENERGIA HIDRAULICA

João Marcos Bertoco

ENERGIA HIDRAULICA
Trabalho acadêmico apresentado ao Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Rondônia Campus Colorado do Oeste, como parte das exigências da disciplina Recursos Energéticos e Ambiente, sob a orientação do professor Marcio A. de Almeida.

Sumario
1 JUSTIFICATIVA 3
2 OBJETIVOS5
3 INTRODUÇAO 6
4 DESENVOLVIMENTO 7
4.1 A potência 8
4.2 O gerador 10
4.3 Vazão 11
4.4 Altura de queda d’água local 11
4.5 Máquinas acionadas pela água 12
4.6 Monjolo 12
4.7 Carneiro Hidráulico 12
4.8 Roda d’ água 13
4.9 Turbinas Hidráulicas 13
4.10 Potencial Hidrelétrico Brasileiro 14
4.11 Capacidade Instalada 15
5 CONCLUSÃO 17


*



JUSTIFICATIVAA utilização da energia cinética é potencial das águas, feita pela Humanidade a tempos imemoriais, já que desde sempre se instalaram variados dispositivos nas margens e nos leitos dos rios.
Foi, porém, no século XIX que o aproveitamento dessa forma de energia se tornou mais atraente do ponto de vista econômico, pois, com a invenção dos grupos turbinas-geradoras de energia elétrica e apossibilidade do transporte de eletricidade a grandes distâncias, se conseguiu obter um elevado rendimento econômico desse aproveitamento. Dentre eles podemos citar:
É uma energia renovável, isto é, que não se esgota;
A sua fiabilidade e a resposta às variações de procura são elevadas;
O seu custo de produção é baixo;
Não polui o ambiente;
Proporciona desenvolvimento local (estabelecimento de viasfluviais, construção de vias de comunicação, fomento de actividades de lazer e de turismo, etc).
Permite uma forma de abastecimento local para regados, etc.
A energia produzida pelas forças das águas dos rios é a responsável pela geração de 90% de toda a energia elétrica produzida no Brasil, e constitui-se em uma das fontes mais limpas de energia. A transformação da energia potencial das águas dosrios em energia elétrica, aproveitando as grandes corredeiras e quedas d’água são uma das fontes mais econômicas de se produzir eletricidade, embora o investimento e o tempo para a implantação das usinas sejam relativamente grandes. Poucos são os Países que dispõe de condições naturais que favorecem o aproveitamento em grande escala a hidroeletricidade, porém o Brasil está entre os que mais dispõemdessas condições, junto com a China, o Canadá e os Estados Unidos.

OBJETIVOS
O principal objetivo do presente trabalho é mostrar como funciona a energia hidráulica, mostrando suas vantagens e desvantagens.

INTRODUÇAO
A produção de hidro-electricidade é principalmente efetuada através de centrais hidroeléctricas, que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade, que represama água dos rios, constituindo um reservatório de água, interrompendo pontualmente o fluxo de água.
Estas centrais, usam a energia da diferença de nível entre a albufeira e o rio, a jusante da central, que fazem rodar as turbinas e os respectivos geradores, gerando electricidade.
Também esta energia tem sido aproveitada através da aplicação do que se designa pequenas centrais hídricas, as PCHs,que consistem na construção de pequenos açudes ou barragens, que desviam uma parte do caudal do rio, para lho devolver num local desnivelado (onde são instaladas as turbinas), produzindo assim electricidade, que é depois distribuída pela rede elétrica.
A produção de hidro-electricidade, é dos processos mais eficientes e menos poluidores. Muitos dos efeitos são reversíveis, e a natureza, com acontribuição humana, acaba por encontrar novos equilíbrios.
Nas pequenas centrais hídricas, os inconvenientes para o ambiente, resumem-se praticamente à fase de construção. Passado pouco tempo da entrada em funcionamento, os impactos negativos não têm qualquer significado, em comparação com os benefícios.

DESENVOLVIMENTO
No Brasil, devido a sua enorme quantidade de rios, a maior parte da...
tracking img