Energia hidraulica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENERGIA HÍDRICA

É a energia proveniente do movimento das águas doces. Quando chove nas colinas e montanhas a água concentra-se em rios, ribeiras e correntes que se deslocam para o mar. Aenergia é produzida por meio do aproveitamento do potencial hidráulico existente nos rios, utilizando desníveis naturais, como quedas de água, ou artificiais, produzidos pelo desvio do curso original dorio.

A produção deste tipo de energia é principalmente efectuada através de centrais hidroeléctricas de maior ou menor dimensão (as maiores são geralmente chamadas barragens hidroeléctricas eas mais pequenas são geralmente chamadas PCHs – pequenas centrais hídricas), que consistem na construção de pequenos açudes ou barragens, que desviam uma parte do caudal do rio, para lho devolver numlocal desnivelado (onde são instaladas as turbinas), produzindo assim electricidade, que é depois distribuída pela rede eléctrica. Esta forma de gerar electricidade é semelhante ao que se faziaantigamente nos moinhos de água que moíam os cereais.
A hidroenergia ou energia hídrica tem a energia solar como fonte de renovação. O ciclo dá-se através da evaporação da água dos rios, lagos,mares e oceanos,   pela radiação solar directa e pelos ventos. O vapor d’água mistura-se com o ar atmosférico e sobe até formar as nuvens. Boa parte dessas nuvens é transportada pelos ventos até regiõesde maior altitude. Através da chuva, a água é devolvida ao solo, passando a alimentar os rios nos seus fluxos descendentes.
Este tipo de energia apresenta baixo nível de ruído e vibrações e podeter baixíssimo impacto ambiental sendo considerado dos processos mais eficientes e menores poluidores, pelo menos no caso das pequenas centrais, onde os inconvenientes para o ambiente resumem-sepraticamente à fase de construção. Passado pouco tempo da entrada em funcionamento, os impactos negativos não têm significado, comparados com os benefícios. Em muitos destes aproveitamentos, existem...
tracking img