Energia fotovoltaica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho interdisciPlinar dirigido I
INSTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA


ENERGIA FOTOVOLTAICA NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA: ENE1AN-A PROFESSOR TIDIR: BRENO ARÊDES
Alex Lima Soares, Izabella Giffoni Matheus Henrique N. Santos, Vitor Adorno R. Fernandes



Resumo ( Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização da energiafotovoltaica e uma proposta aplicada ao setor de tecnologia da informação. Será destacada a viabilidade para este setor, tanto como fonte alternativa de energia quanto como forma de economia. Os estudos desenvolvidos deixam comprovado que vale a pena investir em um projeto deste tipo, desde que o mesmo seja encarado como um investimento a longo prazo.

Palavras-chaves ( Fotovoltaica, energia solar, fontesalternativas de energia.

Introdução


A energia fotovoltaica é um sistema de abastecimento elétrico que utiliza o sol como seu “combustível”, não necessariamente o calor do sol como no sistema de aquecimento solar de água, mas sim os raios U.V. que são irradiados pelo mesmo, eles são captados por um painel fotovoltaico que os transformam em energia elétrica que pode ser utilizada da mesmaforma que a energia elétrica convencional, a grosso modo pode-se dizer que funciona como o processo de fotossíntese das plantas, a energia solar simplesmente é convertida em energia elétrica. [10]
Trabalhar com fontes alternativas de energia hoje em dia é um diferencial se levarmos em consideração a crise existente no sistema convencional de distribuição desse recurso, e no constantedesenvolvimento que o mundo encontra-se hoje, pode-se afirmar que chegar a um estado mais crítico dessa situação é uma questão de tempo. Pensando nisso cada vez mais empresas tem investido tanto na utilização de novas fontes de energia já existentes, quanto no estudo para desenvolvimento de outras, e se partirmos do princípio que o sol pode ser considerado a “fonte-mor” de energia existente no planeta,explorar desse recurso é uma opção que pode se mostrar muito válida, desde que atendam as necessidades a um custo viável.
Será apresentado neste trabalho um estudo completo sobre a utilização da energia fotovoltaica no ambiente citado previamente, com métodos, meios, fins, custos e outros que justifiquem economicamente a utilização desse sistema. Inicialmente o projeto visa à instalação dosistema no setor de Tecnologia da Informação de empresas que possuem seus próprios servidores, data centers, é interessante trabalhar o projeto nesse setor devido à criticidade dos serviços que nele são executados. O objetivo principal do projeto é gerar economia nesse sentido para as empresas, alinhado a uma filosofia mais sustentável.

Revisão Bibliográfica


A busca incansável por fontesalternativas de energia quando o assunto é meio ambiente, sempre coloca em evidência energias consideradas “limpas”, que são aquelas que não poluem, ou os índices de poluição emitida pelas mesmas são quase insignificantes, e a energia fotovoltaica é uma delas. O Brasil já possui um índice considerável de pesquisas iniciadas sobre o tema, tanto que no projeto para a modernização dos estádiosbrasileiros para a copa do mundo, consta a utilização dos mesmos como se fossem estações de produção de energia fotovoltaica, mas ainda assim o país está relativamente atrasado se comparado a outros, principalmente do continente asiático, porque a produção no Brasil dos componentes necessários a produção desse recurso praticamente não existe, deixando como alternativa importar de países que produzem tudoem um ritmo acelerado. Uma saída encontrada para incentivar a importação desses componentes e conseqüentes desenvolvimentos no ramo é a elaboração de um projeto que isenta empresas estrangeiras do imposto de importação de 12% no fornecimento de células fotovoltaicas, painéis e outros periféricos, o projeto de número 336/2009 tem grandes chances de ser aprovado segundo Roberto Zilles que esteve...
tracking img