Energia eolica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA


BARRETOS, 2012
Resumo
Nos dias atuais a palavra-chave que resume esta procura incessante por energias renováveis é sustentabilidade, o grande desafio é como reaproveitar recursos para minimizar o Maximo possível os impactos no meio ambiente, alem de reduzir custos. Com o mundo todo voltado para formas de produzir energia renovável esustentável, qualquer projeto que ofereça redução nos gastos de energia é bem vinda. E é exatamente esse o ponto-chave do presente projeto, gerar energia através da força do vento, reduzindo assim os impactos no meio ambiente. O projeto se resume em: através da força do vento transformar energia mecânica em energia elétrica.



Expressões-chave: sustentabilidade, energia, renovável;

ABSTRACTNowadays the key word that summarizes this relentless pursuit of renewable energy and sustainability, the big challenge is how to reuse resources as possible to minimize the impacts on the environment and reduce costs. With the world focused on ways to produce renewable and sustainable energy, any project that offers reduced energy costs is welcome. And this is exactly the key point ofthis project, generating energy through wind power, thus reducing the impacts on the environment. The project is all about: the strength of the wind through transforming mechanical energy into electrical energy.


Key-words: sustainability, energy, renewable;
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 5
Abordagem Teórica 7
Desenvolvimento 8
Considerações finais 10
REFERÊNCIAS 11



INTRODUÇÃONa atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem serusados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa. Empaíses como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante no futuro, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado. Em países com uma malha hidrográfica pequena, a energia eólica passa a ter um papel fundamental já nos dias atuais, como talvez a única energia limpa e eficaz nesses locais.O grande desafio que essa geração, e provavelmente as próximas, enfrenta é como reaproveitar recursos para minimizar o Maximo possível os impactos no meio ambiente, alem de reduzir custos. A procura por novas formas de produzir energia elétrica tem tomado muito o tempo de engenheiros e especialistas da área. Com o futuro do planeta em jogo as pessoas tem se mobilizado para encontrarsoluções viáveis para melhorar ou ate substituir processos que agridem o meio ambiente.
Nos dias atuais a palavra-chave que resume esta procura incessante por energias renováveis é sustentabilidade, principio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, a sustentabilidade estádiretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente.
O Projeto aqui proposto é sobre energia eólica, que consiste em transformar energia mecânica gerada através da força do vento em energia elétrica, reduzindo assim os impactos ambientais.
O trabalho em si é muito simples e tem como finalidade reproduzir uma replica em tamanho reduzido de uma...
tracking img