Energia eletrica sem fio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia Elétrica Sem Fio

Apesar de parecer futurista, a transferência de energia elétrica pelo ar não é uma novidade. Os primeiros experimentos com esse tipo de condução aconteceram há mais de 100anos e foram realizados por ninguém menos do que Nikola Tesla, um dos inventores mais brilhantes que o mundo já teve.

Em 1899, Tesla construiu uma bobina com cerca de 40 metros de altura e, apartir dela, foi capaz de transmitir eletricidade pelo ar a uma distância de 40 quilômetros, fazendo com que 200 lâmpadas se acendessem por meio dessa carga wireless. Apesar dos muitos raios emitidosdurante a experiência, ninguém se feriu.

Anteriormente, Tesla também conduziu experimentos que utilizavam uma técnica conhecida como indução eletromagnética, um fenômeno descoberto em 1831, por MichaelFaraday. Essa é a técnica usada hoje em alguns produtos domésticos sem fio, como escovas elétricas e carregadores de celular por indução.

O Tecmundo já abordou esse assunto anteriormente, mas nãocusta recapitular. Para entender como funciona essa tecnologia e por que ela é segura, é bom aprendermos antes dois conceitos-chaves: o que são eletricidade e magnetismo.

A eletricidade nada mais édo que um fluxo de elétrons (corrente) transmitido por meio de um condutor, como um cabo de cobre ou a atmosfera terrestre, no caso de raios de uma tempestade. É uma forma de a energia ir de um lugara outro.

Já o magnetismo é uma força fundamental da natureza, que faz com que determinados tipos de materiais se atraiam ou se repilam. Ímãs permanentes, como esses que grudamos na porta dageladeira, possuem um campo magnético persistente, semelhante ao do planeta Terra.

Mas o interessante é que, quando uma corrente elétrica passa por um condutor, ela acaba criando um campo magnético emvolta desse meio. Se uma bússola é posicionada perto demais de uma corrente elétrica, por exemplo, ela acaba tendo a sua posição alterada.

E caso essa corrente elétrica seja alternada, como a que...
tracking img