Energia eletrica fornecida por um painel fotovoltaico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SECUNDÁRIA DE GONDOMAR

10º/11ºANO – FÍSICA E QUÍMICA

Ano lectivo 2011/12

Setembro 2011

Estrutura de um relatório científico
1. O QUE É UM RELATÓRIO CIENTÍFICO

Um relatório de uma aula prática é uma exposição por escrito duma experiência laboratorial, narrada pelo(s) seu(s) autor(es). Um relatório é o conjunto da descrição da realização experimental, dos resultados obtidos,assim como das ideias associadas de modo a constituir uma compilação completa e resumida contendo tudo o que diga respeito a esse trabalho que possa vir a ser usado futuramente como instrumento de trabalho. O relatório é único pois, mesmo quando diz respeito à mesma experiência, se esta tiver sido realizada por autores diferentes, estes terão provavelmente obtido valores experimentais diferentes ecada um terá a sua interpretação pessoal dos resultados. Do mesmo modo, relatórios que digam respeito à mesma experiência realizada em alturas diferentes, ainda que pelo(s) mesmo(s) autor(es), terão que ser necessariamente diferentes uma vez que há sempre condições experimentais que se alteram.

2. PRINCIPAIS DIVISÕES DO RELATÓRIO CIENTÍFICO

(Identificação do trabalho e autores) A capa de umrelatório deverá incluir: - o local onde o trabalho foi realizado (nome da escola); - o título completo do trabalho, que deverá ser curto e informativo, sendo regra geral utilizado título que vem nos protocolos; - a disciplina a que diz respeito; - a data em que o trabalho foi realizado e a data de entrega do relatório; - o(s) nome(s) do(s) autor(es), bem como o seu nº e turma; Na página a seguirà capa apresenta-se o índice, nele figurando os títulos das diferentes partes do relatório, segundo a ordem pela qual aparecem no texto.

Relatório Científico

Física Química 2011/12

1de4

os (O que foi feito? Porquê? Para quê?) Os objectivos devem dizer, sumariamente, o que se vai fazer, indicando o que se pretende obter com o trabalho experimental. Na maior parte das vezes deveráconter o nome dos reagentes que vão ser utilizados e poderá incluir uma referência à(s) técnica(s) utilizada(s). O objectivo ajuda a ter presente o que se pretende com o trabalho experimental, de modo que, posteriormente, na Conclusão e Análise Crítica de Resultados do relatório, se possa discutir até que ponto o trabalho foi conseguido, sem se divagar em pormenores de técnica ou outros inerentes aotrabalho. O objectivo deverá ser tão curto (1-2 frases) quanto possível, mas tão longo quanto necessário para ficar completo.

(Em que se baseou o trabalho?) Na Introdução teórica devem constar as noções teóricas que servem de base ao trabalho experimental que se segue. No entanto, a Introdução teórica não é a apresentação das várias teorias que possam estar relacionadas com o título do trabalho,ou a exposição dos conceitos envolvidos no tema, nem tão pouco o desenvolvimento histórico das ideias até ao aparecimento das noções que aparecem ao longo do trabalho. A Introdução teórica deverá ser pois curta: 1/2 página ou 1 página chega perfeitamente para a maior parte dos trabalhos. Deverá conter apenas a informação estritamente indispensável à compreensão do trabalho, sendo como que umaapresentação dos conceitos que irão ser postos em causa ou confirmados na Conclusão e Análise Crítica de Resultados. Neste contexto, deverá referir as aplicações da reacção química e/ou do(s) produto(s) obtido(s), o princípio do método que se vai utilizar, bem como, se for o caso, resumir a reacção que se vai processar e incluir a equação química acertada. No conjunto, a Introdução teórica deveráformar um todo de tal modo que ao ler-se se tenha a impressão de um bloco de informação e não apenas de um conjunto de parágrafos desconexos.

Material e Reagentes Esta secção deverá incluir uma listagem, em colunas separadas, de todo o material e reagentes utilizados no trabalho. Recorde-se que deverão ser referidas as capacidades do material utilizado, bem como as concentrações de todas as...
tracking img