Energia cinética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia cinética

É calculada, no caso translacional apenas e no âmbito da mecânica clássica, por:
Ec = 1 sobre 2 mv²
m= massa do corpo , v = velocidade do corpo.
Isto significa que quanto maisrápido um dado objeto se move maior é a quantidade de energia cinética que o mesmo possui. Além disso, quanto mais massivo for o objeto, maior será a quantidade de energia cinética presente quandoeste estiver se movendo a uma dada velocidade.
Para uma partícula puntual, a expressão acima representa a energia cinética total que esta possui. Entretanto, para corpos extensos (com dimensões), alémde transladar este pode girar, e a energia cinética conforme calculada acima constitui-se apenas em uma parcela da sua energia cinética total.
Energiacinética rotacional
A chamada energia rotacional é simplesmente a energia cinética associada a um corpo material extenso (ou não) que executa um movimento de rotação em torno de um eixo de referência quepode ou não atravessá-lo, sem que este entretantotranslade (o eixo é fixo no referencial adotado). É determinada a partir da soma - da integral - da energia cinética que cada pedacinho de massa emque se pode dividi-lo tem, sendo esta integral feita ao longo de todo o corpo. Repare que um pedacinho do corpo, quando próximo ao eixo de rotação, tem energia cinética menor pois move-se também comvelocidade tangencial menor se comparado a um pedacinho similar que encontre-se situado longe do eixo de rotação. Em termos de mecânica rotacional, esta integral, ao ser realiza
Energia cinética totalA energia cinética total de um corpo extenso que além de rotacionar também translada, a exemplo uma esfera que rola sobre um plano inclinado sem escorregar, ou mesmo uma roda de bicicleta movendo-seem contato com o solo, é dada pela sua energia cinética de rotação em torno do eixo de rotação mais a energia cinética a ele associada devido à translação deste eixo:
Ec.total = 1 sobre 2 mv² + 1...
tracking img