Enem 2007

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Prova 1 - Amarela
Comentário à proposta de Redação do ENEM 2007
            O desafio de se conviver com a diferença, foi o tema proposto no ENEM 2007. Certamente não foi um tema difícil, visto que, com o apoio tínhamos três  textos "base" e uma figura com pessoas de diversas etnias. Entre os textos "base" duas letras de música e um trecho   da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O alunoem sua redação deveria destacar, primeiramente, a existência da diversidade, seja ela cultural ou étnica e demonstrar com argumentos que, mesmo havendo essa diversidade é difícil conviver com ela. E que muitos conflitos surgem pela questão da diferença. Uma das competências avaliadas na redação do ENEM é a indicação de "possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida", portanto, oaluno deve apresentar soluções para a questão dos conflitos causados pelas diferenças. Essas soluções devem ter por base a solidariedade em vista da construção de uma sociedade mais democrática.
Questão 1.
Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?
Resposta:  C
Comentário
Para que esta questão seja resolvida, é necessário  o conceito de algumas palavrascontidas no texto;
material- Relativo a matéria, (que não é espiritual)
imaterial- "im", é um prefixo negativo (não), portanto, imaterial é aquilo que não é material.
Intangível- que não é tangível. (prefixo negativo "in")
Tangível- que pode ser tocado, apalpado. Tangível vem do verbo tanger que significa tocar.
Assim sendo, a única figura que retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo, éo "bumba meu boi", que, por ser   uma manifestação cultural, não pode ser tocada nem apalpada, como podem as demais figuras.
Questão 2.  
Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita Malfati citicado por Monteiro Lobato no artigo?
Resposta: E
Comentário
Monteiro Lobato foi, e continua sendo o grande escritor da literatura infanto-juvenil brasileira. Escreveu, entre outras obras; Osítio de pica-pau amarelo, Caçadas de Pedrinho, Reinações de narizinho. Seu artigo foi demais criticado exatamente por sua grandeza. Por outro lado, como um escritor do porte de Lobato poderia opor-se às novas tendências da arte que começavam, também no Brasil, a expressar-se? Acontece que Monteiro Lobato tinha uma visão acadêmica (clássica) das artes plásticas, isto é, apreciava a chamada arteconservadora, avesso portanto, às novas tendências que começavam a surgir naquele momento histórico. Dentre esses artistas, estava Anita Malfati que,
pela deformação expressionista dos traços de seu trabalho, rompia com os padrões clássicos. A Boba, letra E, é um exemplo desta tendência.
Questão 3
Resposta: D
Comentário:
A resposta correta é D pois ela  abarca as opções I e II onde temosconsiderações verdadeiras a cerca das camadas menos favorecidas  da população.
Na afirmativa I afirma-se que o pobre passa de figura exótica a protagonista do romance de 30 e na afirmativa II, também verdadeira, temos a tendência da prosa de ficção da década de 30.
A única que não é verdadeira é a que afirma a mudança ocorrida a partir das obras, do sertanejo.
Questão 4
Resposta: A
Comentário:
 Aquestão 4 busca que o aluno, identifique o tipo de linguagem. \por ser um texto crítico, ele apresenta linguagem formal, próxima ao gênero ensaístico e busca demonstrar a relevância da obra inserida na chamada geração de 30.
Questão 5.
Resposta: E
Comentário:
Com "ripas rígidas" e de mesmo tamanho, utilizadas como arestas, consegue-se construir somente sólidos que não tenham entrelaçamentode  arestas. Dos cinco "sólidos" mostrados, só o da alternativa E (octaedro regular) pode ser construído.
Questão 6.
Resposta: A
Comentário:
A campanha publicitária relaciona-se diretamente com a afirmativa que diz que: O comércio ilícito (ilegal) da fauna silvestre (animais silvestres), além de ser uma atividade de grande impacto, é uma grande ameaça a biodiversidade brasileira. Os animais...
tracking img