enegep2010 TN STO 113 741 14977

4729 palavras 19 páginas
XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente.

São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro de 2010.

LOGÍSTICA ENXUTA: A ABORDAGEM
LEAN NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Gustavo Rossa Camelo (UFSC) gustavorcamelo@hotmail.com Antônio Sérgio Coelho (UFSC) coelho@deps.ufsc.br RENATA MASSOLI BORGES (UNISUL) renata@fama.br Rosimeri Maria de Souza (UFSC) meri@deps.ufsc.br O artigo tem o objetivo de discorrer sobre a abordagem enxuta no contexto da logística, tendo como foco, o entendimento dos conceitos e princípios subjacentes a Logística Enxuta com o pressuposto de que esses devem preceder a aplicação de ttécnicas, ferramentas e métodos.
Neste trabalho trata-se do modelo (enxuto) da Toyota, que associa excelência operacional com estratégias baseadas no valor para gerar crescimento contínuo, sob a ótica da logística empresarial.
Palavras-chaves: Lean, Produção Enxuta, Logística Enxuta

1. Introdução
O sistema de produção em massa, popularizado por Henry Ford, e aplicado inicialmente na indústria automotiva, se tornou padrão incontestado em todo o mundo por garantir altas taxas de produção por trabalhador e permitir a disponibilidade de produtos a preços baixos.
Este método americano de produção, não questionado por um longo período, disseminou-se para outras indústrias e passou a desfrutar de um sucesso irrestrito nos mercados mundiais pelo fato de reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala e dos estudos da organização racional do trabalho (divisão do trabalho, desenho de cargos e tarefas, padronização etc.).
Após a Segunda Guerra Mundial com a derrota das Potências do Eixo, grupo de países do qual o Japão fazia parte, e principalmente após os ataques nucleares de Hiroshima e Nagasaki, o cenário do país japonês era de destruição.
O Japão na década de 50 deu início a seu processo de reestruturação. Na tentativa de reerguer
suas

Relacionados