ENEGEP2005 Enegep0208 1235

4145 palavras 17 páginas
XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

Qualidade de vida no trabalho: um olhar sobre o tempo livre dos trabalhadores de uma indústria metalúrgica
Marcelo Rugiski, (CEFET-PR) Mdrugiski@aol.com
Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti, (CEFET-PR) lapilatti@pg.cefetpr.br
Prof. Dr. João Luiz Kovaleski, (CEFET-PR) kovaleski@pg.cefetpr.br

Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo levantar e discutir o tempo livre dos trabalhadores de uma indústria metalúrgica da Cidade de Castro, na região centro sul do Paraná (Brasil), bem como, estabelecer uma relação entre as atividades a serem desenvolvidas nesse espaço de tempo com a Qualidade de Vida no Trabalho. Trata-se de uma pesquisa aplicada sob uma abordagem prioritariamente qualitativa e, em função dos seus objetivos, descritiva. Foi realizada na forma de levantamento e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário. O referencial teórico que norteou as discussões sobre o tempo livre baseou-se na teoria de Norbert Elias e Eric Dunning. Para discutir a Qualidade de Vida no Trabalho foram utilizados as proposta das Escolas de Pensamento de Limongi-França e o modelo teórico proposto por Walton. Constatou-se que no tempo livre dos referidos trabalhadores, ocorre um predomínio das atividades rotineiras pouco prazerosas em relação às típicas atividades de lazer. Conclui-se que entre as ações que buscam a QVT, várias atividades têm estreita relação com o tempo livre dos trabalhadores.
Palavras-chave: Qualidade de Vida; Qualidade de Vida no Trabalho; Tempo Livre.
1. Introdução
No final do século XX, a responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e o aumento da expectativa de vida da população, fizeram surgir novos paradigmas em relação à Qualidade de Vida e Qualidade de Vida no Trabalho.
A condição humana no trabalho torna-se uma das preocupações dos gestores e a qualidade de vida do trabalhador passa a ser tratada com maior zelo nas organizações.

Relacionados