Enefermagem (Caxumba)

1107 palavras 5 páginas
1 INTRUDUÇÃO

Nos dias atuais são varias as doenças que são transmissíveis no território brasileiro, e isso se torna um grande problema de saúde publico, sendo umas das principais preocupações dos profissionais de saúde ( Vigilância epidemiológica).
A maioria das doenças transmissíveis são de notificação compulsória que se caracteriza pelo seu tratamento imediato, a notificação compulsória e de extrema importância para o PSF , porque a partir dessa região que vai se controlar a disseminação da doença.
A profilaxia e uma das mais importante orientação para o controle e prevenção da doença. O seguinte trabalho tem como objetivo ser um manual de instrução tanto para população quanto para o profissional de saúde que irá orientar os cuidados e profilaxia, assim colaborando para o não desenvolvimento da doença e para uma melhor saúde da população.

2 CAXUMBA

A Caxumba, ou parotidite infecciosa, ou ainda parotidite epidêmica, e uma doença infecto contagiosa causada por um vírus do grupo dos paromyxovirus, na maior parte das vezes, a infecção se manifesta na infância, nos meses de inferno e no começo da primavera.
Embora seja uma enfermidade de evolução benigna, alguns casos podem apresentar certas complicações, inflamação dos testículos e dos ovários, meningite, neurite e surdez.
Raro são os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba, uma vez infectado a pessoas adquire a imunidade para o resto de sua vida .

2.1 Agente Etiológico

A caxumba e uma doença causada pelo vírus do grupparamyxoveridae,causando dores locais irradiando para os ouvidos, mastigação, deglutição, até mesmo no simples gesto de abrir a boca, complicação mais grave a causado no sexo masculino que atinge principalmente os homens causando orquite .
Nas Mulheres ocorre a inflamação os ovários que causa a oofarite, outros sintomas também exige assistência dos médicos.

2.2 Diagnostico Clínico

O diagnostico se torna geralmente fácil já que a doença

Relacionados