Endossinbiose

1414 palavras 6 páginas
Seminário de Genética
BG - 380
Principal

Resumo

Professores

Componentes

Bibliografia

Links

Voltar
Darwin
Filogenia anatômica e fisiológica
Filogênia Molecular
A teoria da evolução de Darwin gerou o conceito de que as espécies modernas divergiram de um grupo de ancestrais mais limitados que divergiram de outros ancestrais e desse modo até o princípio da vida. Durante mais de 10 anos foi consenso que a vida teria se originado a partir de uma única célula ancestral, situada na raiz da árvore da vida. Atualmente este conceito está sendo questionado devido a recentes descobertas proveniente do desenvolvimento tecnológico que expuseram a raiz dessa árvore filogenética.
As primeira tentativas de construção de uma árvore genealógica que resume a origem e evolução da vida foram baseadas em comparações anatômicas e fisiológicas entre os organismo; no entanto, esse método, apesar de aplicável a organismos mais complexos, era inviável para microorganismos, que apresentavam pouquíssimos parâmetros de comparação. Isto levava a um grave problema, pois microorganismos eram a única forma de vida existente no período que representava a raiz da árvore da evolutiva, ou seja, a origem de todos seres vivos.
Em 1960, Zucker Kand e Pauling propuseram um novo método para a construção de árvores filogenéticas, baseado nas diferenças determinadas pelos genes e proteínas nas diferentes espécies. Esse método baseia-se no fato de que organismos diferentes possuam seqüências diferentes em seus genes e proteínas.
.
SSU rRNA Voltar
.
Conforme este trabalho com proteínas progredia, Carl R. Woese iniciava seus trabalhos com a subunidade menor de RNAr (SSU rRNA). Esta subunidade é constituinte dos ribossomos que fazem parte da maquinaria de síntese de proteínas, e por serem constituídos de RNAr têm uma relação direta com o DNA do organismo. Estas características faziam com que a SSU rRNA fosse “um cronômetro molecular universal”, ou

seja, esta era capaz

Relacionados

  • reticulo endoplasmatico
    345 palavras | 2 páginas
  • celulas
    924 palavras | 4 páginas
  • Genética das Mitocôndrias e dos Cloroplastos
    1456 palavras | 6 páginas