Endometriose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Desde que a mulher conquistou seu espaço na sociedade, seu perfil mudou, ela deixou a forma passiva transformando-se em ativa, desta forma que, com o estresse do dia-dia, mudança de comportamento, e de seu papel na sociedade, pode-se afirmar que, a mulher tem hoje um novo corpo. Ela passou a ter controle sobre a sua fertilidade, planejar sua família e se permitir uma maior atençãonas fases do climatério, menopausa e 3º idade. Porém teve de aprender a lidar com novas doenças, destacando-se a endometriose.

A endometriose é uma doença predominante no mesenquima pélvico pelo desenvolvimento de tecido endometrial com caracteres glandulares e estromais idênticos aos da cavidade uterina, às vezes associados a fibras musculares, em localizações outras que não o endométrio.Considera-se hoje uma doença multi-sistêmica, pois pode afetar vários órgãos (peritônio pélvico, trompas, ovários, tecido subcutâneo, mucosa nasal, trato urinário, pulmões, musculatura diafragmática, fígado, intestinos, coração, etc.). É uma doença enigmática, de etiologia incerta, para cuja explicação existem diferentes teorias, embora nenhuma delas permita explicar todos os casos e todas aslocalizações.

O aparecimento de focos endometriais ectópicos é a manifestação final comum de um variado conjunto de fatores causais, cuja interação complexa e dinâmica ao longo do tempo, determina modalidades surpreendentemente variadas da patologia, tanto nas formas de sua evolução natural quanto nas formas de pós-tratamento. Sendo assim, a consulta ginecológica requer conhecimento técnico-científicoexige neste processo de humanização do acolhimento da mulher portadora de endometriose pelo o enfermeiro uma relação de confiança e respeito garantindo o atendimento em todas as suas fases e emocionais de sua vida.

Este tema foi abordado com intenção de trazer a conscientização sobre a endometriose, que vem se estabelecendo na vida da mulher moderna, visando ampliar os conhecimentos sobre o temaem questão.

Com isto adquirimos um grande aprendizado no qual repassaremos com descrição, todas as formas que este tema abordou, trazendo um amplo esclarecimento ao público que ainda não obtiveram o devido conhecimento necessário do tema descrito.

Há um número significativo de mulheres que não conhecem a endometriose, ou nunca ouviram falar desta patologia, essa afirmativa foi constatadaatravés de uma pesquisa realizada sobre o conhecimento da doença.

Uma grande maioria de duvidas sobre endometriose, ou seja, algumas mulheres ouvirão falar mais não tem noção de como se realiza o diagnostico ou se tem cura. A pesquisa citada verificou que esta faltando trazer uma conscientização básica sobre endometriose. Este estudo possibilita trazer as devidas informações sobre este tema.

2.OBJETIVO
2.1. Objetivos Gerais:
Aprofundar no significado da endometriose, que é um transtorno comum que afeta a mulher durante sua vida reprodutiva. E compreender para melhor desenvolver as atividades como técnicos de enfermagem.
2.2. Objetivo Específico:
Considerando que a endometriose é a doença da mulher moderna, observou-se com este estudo que a enfermagem como parte fundamental em educaçãoe saúde tem o papel de informar as mulheres, portadoras de endometriose sobre sintomas e fatores predisponentes que ocasionam essa doença. Estabelecer um elo entre cliente e profissional de saúde para desenvolver um atendimento humanizado, isto só conseguiremos se nos engajarmos com os problemas de tais mulheres, nos transpassando para seus lugares. Vária teoria vem tentando explicar a causa daendometriose há vários séculos quando foi primeiramente estudada, mas ainda não teve sua etiopatogenia esclarecida sendo possível que as diversas teorias se interajam, se tivermos um olhar holístico para tais mulheres estaremos cumprindo com a nossa missão, que é o cuidado. Oferecer um tratamento individualizado, considerando sempre os sintomas da paciente e o impacto da doença e do tratamento...
tracking img