Endometriose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Endometriose - O Que É?
Tags:
• mulher
• mulheres
A endometriose é um problema que atinge muitas mulheres e que consiste na presença de tecidos nas paredes internas do útero, ovários etrompas, que se transformam em fluxo menstrual. Estima-se que 6 a 7 % das mulheres tenham endometriose.
A endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste napresença de endométrio ( camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação) em locais fora do útero. Estes tecidos formam-se em locais como o septo recto-vaginal (tecido entre a vagina e orecto ), ovários, superfície do recto, ligamentos do útero, bexiga, parede da pélvis, trompas de falópio e os ligamentos que sustentam o útero, podendo atingir o intestino, bexiga ou a vagina. Quandoa presença destes tecidos é muito forte, formam-se coágulos que se transformam em quistos e que se alojam nos ovários.
O principal sintoma da endometriose é a dor, que se assemelha a cólicas, porvezes muito fortes, seguida de hemorragias durante a menstruação. As dores durante a relação sexual, em especial ao fundo da vagina são também frequentes. Outros sintomas passam por dores pélvicasgeneralizadas. Apesar disso, existem muitas mulheres que não apresentam quaisquer dores, apenas têm dificuldade em engravidar, um número que ronda os 40% das mulheres com este problema, embora a presença daendometriose não seja sinónimo de infertilidade. Existem diversas teorias acerca das possíveis causas da endometriose que apontam para uma doença genética ou para uma doença do sistema de defesa docorpo. Na realidade, sabe-se que as células do endométrio podem ser encontradas no líquido peritoneal em redor do útero em grande parte das mulheres, no entanto apenas algumas desenvolvem a doença. Aprevenção da doença começa com a realização de uma ecografia pélvica quando existem suspeitas acerca do problema. O diagnóstico é realizado através da história clínica, a que se seguem os exames de...
tracking img