Endometriose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Endometriose

1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITO ENDOMETRIOSE
3. CAUSAS
4. SINTOMAS
5. DIANÓSTICO
6. TRATAMENTO
7. METAS DO TRATAMENTO
8. PREVENÇÃO
9. RECOMENDAÇÕES
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
11.REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 milhões de mulheres sofrem de Endometriose no Brasil. É denominada atualmente "a doença da mulher moderna",confirmando o padrão da mulher atual que tem menos filhos, engravida mais tarde e, principalmente, que é submetida constantemente à um maior nível de estresse.
No entanto, o desconhecimento é o maior inimigo das mulheres portadoras de Endometriose. Muitas delas não percebem que sintomas, como a dor menstrual ou a dificuldade para engravidar, possam estar relacionados à doença e passama conviver harmoniosamente com ela, que por ser progressiva e agressiva, acaba se agravando.


Conceito

É uma doença que ocorre entre mulheres em idades reprodutivas (18 a 35 anos), ou seja, uma afecção causada pelas células do endométrio - tecido ricamente vascularizado, que reveste aparede interna do útero, que são formados e destruídos periodicamente no ciclo menstrual, em respostas as alterações hormonais. É lá onde o óvulo depois da fertilização se implanta, se não houver fecundação boa parte do endométrio é eliminado durante a menstruação, e o que resta, reinicia seu desenvolvimento se repetindo durante vários ciclos menstruais, que ao em vez de sua células serem expelidas,vão para o sentido oposto, chegando aos ovários ou na cavidade abdominal se multiplicando, podendo gerar sangramentos decorrentes de inflamações.

As teorias mais modernas mostram três tipos de diferentes endometrioses, que podem até ser doenças diferentes:

· Endometriose Ovariana: caracterizada por cistos ovarianos que contém sangue;
· Endometriose Peritoneal: onde os focosexistem no peritônio ou na parede pélvica;
· Endometriose Profunda: a mais grave.

A endometriose profunda é a mais perigosa. Uma hipótese de sua causa é que o sangue refluído pelas trompas durante a menstruação se deposite em outros órgãos, como por exemplo, a proximidade entre útero e intestino podendo invadir áreas adjacentes.

Tipos de endometriose profunda:

·Reto-sigmóide;
· Retro cervical;
· Septo-reto-vaginal;
· Ligamentos útero-sacros;
· Intestinal.


Os locais mais freqüentes da ocorrência da endometriose são:

· Fundo de saco de Douglas (atrás do útero);
· Septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto);
· Trompas;
· Superfície do reto;
· Ligamentos do útero;
· Bexiga;
· Parede da pélvis (peritônio).Causas

Até hoje não se sabe o que realmente leva uma mulher a adquirir a endometriose, mas sabe-se que a principal forma é através da menstruação, pois todas as mulheres quando menstruam, um pouco de sangue cruza as trompas e cai na barriga, sendo assim, as células de defesa da mulher matam essas células, mas em outras mulheres essas células do endométrio são enviadas pelas trompas deFalópio para dentro do abdômen (cavidade peritoneal) causando sangramentos, cistos de sangue, e este sangramento pode fazer com que os tecidos grudem um nos outros formando aderências, e se desenvolvam. Alguns estudos revelam a possibilidade de carga genética, ou seja, um fator hereditário, e se relaciona com a imunidade, estresse e ansiedade da paciente.
Considerando o número de menstruações,pois atualmente as mulheres menstruam 400 vezes na vida, enquanto na antiguidade só menstruavam 40 devido aos muitos filhos que tinham e o período que passavam amamentando, estima-se que 6 a 7% das mulheres tenham endometriose. Para cada cinco pacientes que tentam engravidar duas possuem essa doença, pois pacientes em estagio avançado da doença e obstrução da tuba uterina impedem o óvulo a...
tracking img