Endometriose,sintomas e tratamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENDOMETRIOSE , SINTOMAS E TRATAMENTO
1. Introdução
A endometriose é uma doença que a cada dia vem crescendo entre as mulheres em idade fértil. Esta afecção de origem inflamatória é provocada porcélulas do endométrio que ao em vez de serem lançadas para fora, migram em sentido contrario e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Os sintomas maisfreqüentes são fortes cólicas menstruais, dores pélvicas, desconforto e dor nas relações sexuais, dor e sangramento intestinal e urinário durante o período menstrual e as vezes infertilidade. È importanteobservar também que em alguns casos a endometriose é assintomática, ou seja, sem dor.
Através de pesquisas de campo feita com mulheres com a faixa etária de idade entre 14 a 40 anos, em pontosestratégicos do município de Redenção do estado Pará, foi possível perceber que o numero de mulheres com endometriose vêm crescendo a cada dia, deve-se ater pelo fato de que algumas nem se quer sabe o querealmente é endometriose, mais que no entanto sente os sintomas, porem agem como se isso fosse normal.
Tendo em vista o publico atingido e depoimentos relatados por algumas pessoas, pode se perceberque a endometriose é uma doença da mulher moderna, pois as mulheres de antigamente menstruavam menos e engravidavam mais e as da atualidade menstruam mais e engravidam menos.Isto acontece pelo fatodesta ser uma doença relacionada ao período fértil.
È importante estar atento aos sintomas descritos acima, pois a endometriose é uma doença que tem tratamento e este é feito através de cirurgia.Quando a doença esta em estagio pequeno a cirurgia pode ser feita por Videolaparoscopia e quando a mesma se tornar profunda e acentuada é necessária cirurgia de exposta. É possível também fazer tratamentospaliativos, onde todos os sintomas desagradáveis são retirados, isto é feito com inibidores da menstruação, como por exemplo os anticocepcionais em uso continuo e GnRH. Isto não significa que...
tracking img