Endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENDOMARKETING: RECURSO ESTRATÉGICO PARA MELHORIA DA PRODUTIVIDADE NAS EMPRESAS.

CASTRO J., Gabriela.
Aluna da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista/FAIP.
E-mail: gabrielajcastro@hotmail.com

Administração
RESUMO
ENDOMARKETING: RECURSO ESTRATÉGICO PARA MELHORIA DA PRODUTIVIDADE NAS EMPRESAS.
Este artigo discute um fenômeno emergente dentro do contexto organizacional e, emparticular, dentro da área de marketing. Descrevendo a aplicabilidade do conceito de marketing interno nas empresas, ele procura mostrar a importância de se fomentar uma motivação em ambientes de trabalho e com isso melhorar a qualidade de um produto ou serviço. Para tanto, aborda conceitos de diversos autores sobre endomarkenting, além de comentar e apontar sugestões para sua eficaz aplicação,aborda também a importância da comunicação interna para a empresa e prioriza ainda o público interno, já que é o responsável direto pelo bom desempenho de sua organização·. 
Tema central: Endomarketing. Comunicação Interna. Organização. Público Interno.

ABSTRACT
ENDOMARKETING: STRATEGIC RESOURCE FOR IMPROVING THE PRODUCTIVITY ON BUSINESS.

This article discusses a phenomenon emerging in thecontext and, in particular, within the area of marketing. Describing the applicability of the concept of internal marketing in business, he seeks to show the importance of fostering a motivation in environments of work and thereby improve the quality of a product or service. Thus, addresses concepts of various authors on endomarkenting, in addition to reviewing and pointing suggestions for itseffective implementation, also addresses the importance of internal communication for the company and the public still prioritizes internal, as is the direct responsibility for the good performance of their organization.

1. INTRODUÇÃO
O sucesso de uma empresa estava amparado em três pilares: seu produto, seu marketing e sua forma de gestão. Entretanto, com o advento da globalização – quealterou as expectativas das pessoas em relação às oportunidades existentes num mundo ao seu alcance – este cenário sofreu transformações. E, hoje, requer das empresas aspectos como flexibilidade, agilidade, necessidade de instaurar novos valores e sistemas, incluindo-as na era da diferenciação da otimização de todos os recursos, da necessidade de chegar ao mercado em melhores condições do que aconcorrência.
O marketing externo agressivo adotado pelas empresas em geral passa a ser insuficiente face às mutações tecnológicas e uma evolução do mercado cada vez mais rápida. Torna-se indispensável, assim, a existência de um suporte: um correto, inovador, participativo e motivador marketing, virado para o interior da empresa, para os seus recursos humanos, dando resposta, tal como omarketing externo, às necessidades de todos os colaboradores da empresa. Esse estilo de gestão objetiva fazer com que todos dentro da empresa falem a mesma língua e persigam o mesmo objetivo, criando uma identidade única para a organização, a qual será transmitida de dentro para fora, até atingir o mercado.
 Baseando em pesquisas bibliográficas, este artigo procura demonstrar a consistência ea aplicabilidade deste conceito inovador que combina preocupação com os colaboradores e foco em resultados operacionais, tendo como premissa básica que a qualidade da relação das empresas com seu mercado e clientes é uma conseqüência de sua relação com seu público interno. 
 
2.  VANTAGEM COMPETITIVA 

      Diferencial é tudo aquilo que faz com que algo ou alguém fique diferente. Vantagemcompetitiva ou diferencial competitivo é uma ou um conjunto de características que permitem a uma empresa ser diferente por entregar mais valor sob o ponto de vista dos clientes, diferenciando-se da concorrência.
Ter uma vantagem sobre seus concorrentes é um grande desafio de Marketing, principalmente quando a competição torna-se cada vez mais acirrada e a globalização é mais um fator que...
tracking img