Endomaketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este estudo procura identificar e analisar fatores estratégicos de uma organização bancária limitando-se a analisar alguns fatores do processo estratégico de trabalho, o endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do clima organizacional, facilitando as relações entre patrão e funcionário. Objetivando asatisfação de seus colaboradores, por acreditar que o relacionamento interno de valorização das pessoas que nela trabalha, leva a diferenciação de sua marca assim como um forte resultado com o cliente externo, muitas instituições estão recorrendo ao Marketing Interno ou Endomarketing, preocupadas com sua comunicação interna. Para Kotler, tal conceito define-se como uma tarefa bem sucedida de contratar,treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem os consumidores. A opinião do cliente interno (funcionário) tem influência direta no público externo (correntistas), afinal funcionário insatisfeitos com os produtos e condições de trabalho são certamente uma propaganda negativa.
O endomarketing funciona hoje como ferramenta indispensável para o sucesso de uma empresa. De forma ampla,é um elemento de ligação entre empresa e empregado, fortalecendo a importância e responsabilidade de cada funcionário sobre o resultado final.
Apesar de ser conhecido como Banco Eletrônico, o Banco Itaú, acredita que as pessoas são à base da construção do capital intelectual da organização e através do endomarketing desenvolvem e retém talento humano, sendo este principio sua prioridadesuperior. Abordaremos então a importância dos milhares de colaboradores espalhados em centenas de pontos de venda e órgãos administrativos que visão um crescimento continuo e sustentado da marca Itaú.
Assim, conclui-se que o desempenho das atividades de endomarketing na organização bancária e sua integração com os demais centros funcionais da empresa, só serão possível à medida que todos estiveremconvictos da missão do banco, assim como sua vocação. Entretanto, não basta isso para se realizar este trabalho. Essa tarefa requer uma base, no sentido de que é necessário um estado de espirito favorável junto aos funcionários dos vários níveis hierárquicos da organização. Para isso, a adoção deste
conceito acarreta em série de vantagens, já percebidas e absorvidas por muitos que militam neste setor.1. A importância do Endomarketing

“O marketing faz a promessa, o endomarketing cumpre”.
Saul Faingaus Benkin

A ideia de comunicação interna criada em 1975 e registrada em 1995 por Saul Faingaus Benkin, explica que a empresa é um organismo vivo e o primeiropúblico que a empresa deve se reportar é o público interno. Para Saul, o maior especialista nesta área no país, o endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa.
1.1. A conquista do público interno
No ambiente interno, devem ser desenvolvidos, detalhados e aplicados métodos que compatibilizem os interesses do cliente interno e da organização de forma eficiente e duradoura.A opinião dos funcionários de uma grande empresa tem sem dúvida influência direta nas perspectivas do público externo. As grandes organizações cada vez mais investem no endomarketing como conhecimento das corporações para atrair e reter seu primeiro cliente o funcionário, visando com isso obter significativos resultados para a empresa e como consequência atrair e reter clientes externos.
1.2. Umaorganização chamada Banco Itaú
Como um dos maiores bancos privados do país, o Itaú possui milhares de colaboradores, espalhados em centenas de pontos de vendas e órgãos. Por isso, sua estrutura, é bastante complexa. Sua estruturação divide-se em administração superior, administração central e unidades de atendimento. Ambos trabalham interligados visando uma atuação na gestão de controle das...
tracking img