Endocrinologia Da Gesta O Em Animais Dom Sticos

812 palavras 4 páginas
Endocrinologia da Gestação em Animais Domésticos

Walt Yamazaki

mestrando em Medicina Veterinária, Área de Concentração: Reprodução Animal

Departamento de Reprodução Animal - FCAVJ - UNESP

http://www.geocities.ws/gerabrasil/artigo_endocrinology_gestation_species.html

Endocrinologia da Gestação em Cadelas

As cadelas são caracterizadas por apresentarem uma prolongada fase luteal com persistência do corpo lúteo por 70-80 dias em animais não gestantes. A concentração de progesterona na circulação periférica de cadelas prenhes são similares aquelas encontradas em fêmeas não gestantes e, por esta razão, não se pode diferenciar e realizar o diagnóstico de prenhez. Apesar disto, existem variações individuais, com valores de pico obtidos entre 8 e 29 dias após o pico de LH em fêmeas gestantes e entre 12 a 28 dias em fêmeas não gestantes. Há evidências de que no momento da implantação ou logo após a ela, a concentração de progesterona aumenta, possivelmente devido ao efeito de uma gonadotrofina placentária. Aproximadamente com 30 dias de gestação, há um aumento gradual de progesterona circulante e próximo aos 60 dias, valores de 5 ng/ml são obtidos, seguido de um declínio abrupto logo antes do parto, para zero após o mesmo. Em fêmeas não gestantes, não existe esta rápida queda nos níveis de progesterona; níveis baixos de progesterona persistem.

FIGURA 4 : Perfil hormonal dos principais hormônios envolvidos na gestação em cadelas.

Valores totais estrogênicos são um pouco mais altos em fêmeas gestantes do que em fêmeas não gestantes, com alguma evidência para um aumento no momento da implantação. Estes valores permanecem constantemente baixos durante o resto da gestação (20-27 pg/ml), antes de declinarem cerca de 2 dias no período pré-parto.

Apesar da concentração de prolactina aumentar durante a primeira metade da fase luteal tanto em fêmeas gestantes como não gestantes, há um significativo aumento na segunda metade da gestação. O aumento

Relacionados