Endividamento das familias brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O senhor observa em seu trabalho que as pessoas estão ficando endividadas? Porque?

Sim, É notado atualmente um padrão de comportamento financeiro se repetir: gastar mais do que se ganha. Oconsumismo pelo simples fato de atender um prazer, desejo sem ter a consciência que aquilo é realmente necessário.

2- Na sua opinião quais as razões para que as famílias brasileiras estejam seendividando nos últimos anos?

Dentre vários fatores os principais são:
Dificuldade em lidar com o credito: Hoje bancos e lojas oferecem credito de maneira simples e pratica mas crédito fácil não ésinônimo de crédito barato.
A utilização equivocada do limite no banco, do cartão de crédito e do cheque especial como parte da renda,algumas pessoas simplesmente agregam aquele valor ao da sua renda.
E anecessidade de demonstrar status, que querer provar algo e com isto comprometer boa parte ou quase toda a renda, sem equilibrar as finanças (principalmente jovens).

3-As facilidades de credito,financiamento e consumo têm contribuído para o endividamento das famílias?

Com certeza. Há pouco tempo atrás tínhamos no Brasil um cenário de uma elevada inflação, credito e compras parceladas eramquase impossíveis, hoje este acesso tornou-se mais fácil porém o consumidor ainda não sabe trabalhar corretamente com estas linhas de créditos, comprando por impulso, imediatismos ou poucoautocontrole.

4-Como profissional que soluções o senhor apontaria para este problema?

Primeiro seria poupar para comprar algo ou realizar um sonho (viagem, carro...) e o consumo consciente, quase todacompra é motiva por fator interno do ser humano, deve se avaliar a real necessidade daquele produto, fazer uma reflexão.

Refletindo sobre este assunto tem uma frase muito interessante em um livro queli:

“Autoconhecimento, afinal, somente com ele podemos promover alguma transformação em nós. Sem ele, estaremos indo na ‘onda’ dos demais, agindo mais por impulso e espírito de massa do que...
tracking img