Endividamento da empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: este trabalho se propõe a estudar sobre o endividamento das empresas, utilizando alavancagens operacionais e financeiras, mostrando as vantagens e desvantagens da utilização de recursos de terceiros, para impulsionar o crescimento da empresa, e o motivo pelo qual desse se evitar ao utilização de capital próprio.

1- INTRODUÇÃO

Com a era da globalização e o crescentedesenvolvimento tecnológico, é fundamental que as empresas busquem cada vez mais maneiras de maximizar seu lucro, é através de investimentos financeiros que isso acontece, é muito importante que as empresas busquem fontes de rentabilidades, e com recursos de terceiros é possível fazer essa alavancagem.
Com a queda da Nasdaq em 2001, e a crise financeira que ocorreu nos anos de 2008 e 2009 nos EstadosUnidos, as empresas passaram a buscar recursos financeiros com maior segurança, já que a economia dos Estados Unidos influencia quase todos os países, e apesar do Brasil não ter sentido tanto a influência dessas crises, as empresas passaram a fazer alavancagens financeiras com maior precaução.
O presente trabalho vem mostrar a importância da alavancagem financeira e Operacional nasempresas, que busca uma maior expansão no mercado mundial, e admitindo-se a necessidade de capital para a expansão deve ser considerado duas possibilidades de duas fontes para a captação desses recursos, a fonte própria e a de terceiros, a obtenção de recursos de terceiros é pode tornar-se um passivo dispendioso, torna-se muito importante analisar o aspecto de endividamento comparativamente a suarentabilidade.

2-DESENVOLVIMENTO

A avaliação da alavancagem financeira e operacional é um dos aspectos mais importantes quando é feita a avaliação da empresa, pois se espera que ela contribua para elevar o resultado operacional e liquido da empresa. Inicialmente será feito algumas conceituações para um melhor entendimento do presente trabalho.

2.1-Custos fixos

Despesas ou Custosfixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura. Ex:Limpeza e conservação,alugueis de equipamentos e instalações, salário da administração.

2.2-Custo variável

De acordo com HORNGREEN (2004), o custo variável muda no total em proporção às mudanças norelativo de atividade ou volume total, ou seja, pode aumentar ou diminuir, de acordo com a produção.

2.3-Alavancagem operacional

De acordo com Neto (2001), a alavancagem operacional é possível pela presença de custos e despesas fixos na estrutura de resultados de uma empresa. Esses custos (despesas) não sofrem, por definição nenhuma variação diante de mudanças no volume de atividade,mantendo-se constantes no tempo.
Vale ressaltar que os custos e despesas fixos não significam valores constantes, pois não estão ligados ao volume e sim ao tempo, dessa maneira eles se mantem inalterados em relação com as variações de vendas e produção. Já as despesas e custos variáveis estão condicionados ao volume de atividades.

O GAO (grau de alavancagem operacional) édeterminado pela estrutura de custos (despesas) da empresa, apresentando maior capacidade de alavancar os lucros aquela que apresentar maiores custos (despesas) fixos em relação aos custos e despesas totais.
(NETO, p.118, 2001)

A expressão do grau de alavancagem operacional pode assim ser definida:
GAO= variação no lucro operacional ÷variação no volume de atividade= ∆LOP/∆VAt

Pode ser definido COMO sendo a variação percentual nos lucros operacionais, relacionada com determinada variação percentual no volume de vendas.
A empresa ao mesmo tempo em que tem a vantagem de aumentar seu lucro com a alavancagem operacional, pode também ter prejuízos se houver uma diminuição no seu volume de vendas, dessa maneira ela...
tracking img