ENCONTROS E ENCANTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL ( LUCIANA ESMERALDA OSTETTO

ANDRADE, Cyrce M. R. Junqueira ― Vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar: o brincar na creche. In: OLIVIERA, Zilma de Moraes R. de (org.). Educação Infantil: muitos olhares. 9ª ed. São Paulo:Cortez, 2010, p. 69.

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos, dar a meia volta…

A compreensão da perspectiva sócio-histórica da educação não ocorre de forma linear, isto quer dizer,que tal compreensão resulta da apreensão da dialética, implicando na análise de tempo e espaço, de forças em oposição. A dialética somada ao materialismo histórico resulta na forma de análise de fatos edados em forma de ida e volta – uma verdadeira ciranda, cirandinha de questionamentos e interpretações -, ou seja, apresenta-se em espiral. Então, vamos todos cirandar…

Compreendemos que aeducação infantil tem se organizado ao longo da história das sociedades ocidentais a partir do século XVIII, como resposta a situação de pobreza, abandono e maus tratos de inúmeras crianças, cujo, os paistrabalhavam em fábricas e minas de carvão, criadas desde o surgimento da revolução industrial na Europa. Seu objetivo principal era atender as camadas mais carentes da sociedade. Dentro dessa perspectivaeducacional com as crianças destacamos que ela resume-se apenas no cuidado e no zelo com a higiene.

Para compreendermos como se constitui a educação infantil torna-se necessário problematizar: quemmove a grande roda da historia? Marx aponta que a “historia é a passagem de um sistema de produção a outro”, assim a problematização do processo histórico perpassa pelas relações de produção da vidamaterial dos sujeitos. Marx (1990), ao problematizar apropriação do trabalho pelo capital, enfatiza que a industrialização em processo permitiu o emprego de trabalhadores com pouca força muscular ecom membros mais flexíveis, o que possibilitou ao capital absorver as mulheres e as crianças nas fábricas.

O capital estabeleceu um meio de diversificar os assalariados, colocando, nas fábricas,...