Encontro vocacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jogos Piticos

Celebrados em honra ao Deus Apolo, eram realizados no santuário de Delfos. Alem dos edifícios religiosos o santuário comportava um ginásio, um estádio e umteatro para 5mil espectadores. Esses jogos tinham um diferencial importante, não eram simplesmente competições esportivas, eram também competições artísticas, intelectuais.
Essacompetição visava estimular o ESPIRITO. Alias, sabe-se que nos seus primórdios, os jogos Piticos só contemplavam essa modalidade de competição, só mais tarde que foram incorporadasas competições atléticas. No calendário dos jogos, as provas artísticas ocorriam nos primeiros dias, ficando para os últimos os concursos de atléticos. Nos concursos artísticoscomo prova fundamental a execução do Hino a Apolo, concursos de flauta solo e de citara, e concursos de poesia e teatro. Os concursos atléticos compreendiam as provas de corrida apé, o pancrácio (Luta similar ao boxe) e a corrida de carro.
Os jogos piticos eram celebrados de quatro em quatro anos nos intervalos das olimpíadas. Aconteciam no inicio desetembro. Em seu Primeiro dia ocorriam as cerimônias religiosas, sacrifício e de uma procissão, com a presença de todas as delegações oficiais, assim como ocorre nas olimpíadasmodernas. A primeira celebração dos jogos em formato definitivo com provas de atléticas e provas musicais ocorreu no inicio do século VI a.C. mais precisamente em 582 a.C.Inicia-se, então, a era de das Pitiadas, que durou ate o final do século IV d.C. quando o imperador romano cristão Teodorico decretou seu fim.
Os vencedores dos jogos Piticos recebiamcom premio uma palma e uma coroa de folhas de louro, eles alcançavam a fama nacional, tinham o direito de erigir suas estatuas em Delfos e eram eternizados pela arte dos poetas
tracking img