Encontro desportivo e cultural do cemata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL
GERÊNCIA GERAL DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL
E INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA

CAMPUS DE ENSINO MATA


[pic]

II ENCONTRO ECO-DESPORTIVO-CULTURAL
DO CEMATA




2011




INTRODUÇÃO

Em consonância com a necessidade de implementação, pelos órgãos que integram o Sistema de Defesa Social do Estado de Pernambuco, de mecanismos que oportunizem aos jovensmomentos de interação e integração com o meio social, sobretudo crianças e adolescentes, a Secretaria de Defesa Social, responsável pela execução da política de Defesa Segurança Pública no Estado de Pernambuco tem se preocupado constantemente com a preparação e capacitação de seus profissionais para assumirem novas posturas no enfrentamento das demandas criminais que desafiam o sistema e quesuscitam, por sua vez, mudanças nas Corporações no intuito de trabalhar também preventivamente, buscando a redução dos atuais índices de criminalidade verificados no Estado de Pernambuco.

Dentro dessa filosofia, vimos como possível contribuir na prevenção da ambiência criminosa, assumindo também este controle social, através de atividades ecológicas, desportivas e culturais aproveitando o grandepotencial que existe hoje no Campus de Ensino Mata (CEMATA), a nossa inesquecível e tradicional Academia de Polícia Militar do Paudalho, através do seu seleto e preparado corpo de oficiais e praças, assim como no aspecto de sua grande área física construída e pela área de Mata Atlântica preservada, sendo 232 hectares de natureza pura, com mata fechada, plantas diversas, riachos, açudes, trilhas,entre outras belezas naturais.

Pelo exposto fica evidenciada a relevância e a importância deste evento que busca conciliar este espaço de escola formadora de oficiais da Polícia e Bombeiro Militar e também de cursos de capacitação para militares e civis que compõem a Secretaria de Defesa Social, com atividades que ocuparão e contribuirão, de forma prazerosa, as mentes e os corpos de jovens, com oobjetivo de ajudar na formação do cidadão.

Em 24 de setembro de 2011 (sábado) realizamos o I ENCONTRO ECO-DESPORTIVO-CULTURAL DO CAMPUS DE ENSINO MATA, na oportunidade, diversas atividades foram desenvolvidas, as quais contaram com a participação de aproximadamente 400 visitantes, na maioria crianças e adolescentes, as quais puderam aproveitar as mais variadas atividades desenvolvidas.

Naocasião realizamos passeio a cavalo, passeio ciclístico e caminhada ecológica, que deram aos participantes a oportunidade de conhecer um pouco dos 232 hectares de natureza pura, com mata fechada, plantas diversas, riachos, açudes, trilhas e outras belezas naturais que envolvem o CEMATA. Decidas de RAPEL e Tiroleza animaram jovens e adultos que deixaram o medo de lado para aprender algumas técnicasutilizadas por nossos valorosos Bombeiros Militares, tendo a coordenação de tais atividades exercidas por parte do competente efetivo BM.

O dia ensolarado foi um convite aos que vieram preparados para cair na água, onde se praticaram atividades com botes na piscina de 50m e a prática de salto nas diversas plataformas que compõem a caixa de salto do complexo aquático daquele Campus.

Osvisitantes puderam ainda conhecer um pouco da História da Academia de Polícia Militar de Paudalho (APMP) e do atual CEMATA, através de uma exposição fotográfica, muito bem elaborada, onde foram abordadas as décadas de 70 até o ano atual.

Outra atividade muito disputada foi a pista de paintball, a qual foi montada na área verde que compõe a lateral esquerda do CEMATA e onde equipes de 04 (quatro)integrantes por vez, reversavam-se em um combate simulado. Tudo a ver com o trabalho tático policial!

E para não quebrar a tradição, houve ainda um torneio de futebol entre Equipes formadas por integrantes do CEMATA, CEMETE I, CEMETEII, Campus de Ensino Recife e SERES, onde consagrou-se campeã a Equipe do Campus de Ensino Recife, que após um empate de 1x1, obteve, nos pênaltis, um placar de 2x1,...
tracking img