Encontro de narrativas terapêuticas: memórias do terapeuta activadas durante o processo de recordação do cliente.

Páginas: 7 (1671 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Encontro de narrativas terapêuticas: memórias do terapeuta activadas durante o processo de recordação do cliente.
Eugénia Fernandes & Óscar Gonçalves.
(Universidade do Minho, Portugal)

INTRODUÇÃO.

Investigação sobre as memórias do terapeuta ativadas no âmbito da sessão psicoterapêutica, durante o processo de recordação relatado pelo cliente, partindo da idéia de aliança terapêutica paracompreender esse processo de co-construção psicoterapêutica, estudou-se as experiências internas (memórias ativadas) do terapeuta durante uma sessão, assim como seu impacto na relação e no processo terapêutico.
-Conhecimento é socialmente construído, por isso acredita ser importante a construção múltipla de significados de uma realidade.
-A Psicoterapia Narrativa é uma oportunidade deatualizar o processo de construção de novas narrativas e potencializar significados alternativos.
-Na Psicoterapia Narrativa o desafio é, o terapeuta conseguir entrar no movimento de autoria do cliente, para co-construir um sentido de coerência narrativa para sua experiência, com a participação mútua do cliente e terapeuta.
- Assim a construção da aliança terapêutica exige que o terapeuta vá aoencontro do cliente para ativar em si próprio uma reconstrução de seus significados.
- A investigação em psicoterapia tem sugerido a grande influência do terapeuta na mudança psicoterapêutica. Mahoney (1991) refere que a “pessoa do terapeuta” influencia mais os resultados do que sua orientação.
- Começam então desse modo a criar-se condições de investigação para estudos centrados sobre a experiência doterapeuta e do cliente durante a sessão.
- Este estudo procurou investigar a experiência do terapeuta em momentos de co-construção terapêutica ou de aliança narrativa e o impacto terapêutico destes acontecimentos. Os objetivos que orientaram esta investigação consistiram em:
1- Explorar a experiência subjetiva e privada da ativação das memórias do terapeuta.
2- Construir um modelo das memóriasativadas.
3- Estudar o impacto da ativação mnésica do terapeuta na dinâmica da relação e do processo.

MÉTODOS

PARTICIPANTES:
Psicoterapeutas (16) com formação em Psicoterapia Cognitiva Narrativa. 6 deles tinham pelo menos dois anos de prática com esse modelo (Gonçalvez, 1998). Os outros 10 estavam em fase de treino e supervisão com esse mesmo modelo.
Psicoterapeutas Idade SexoTotal
25 – 29 30 – 40 Fem. Masc.
Com experiência
1
5
6
0
6
Em treino
6
4
7
3
10
Total
7
9
13
3
16

OBSERVADORES: observadores (2) na avaliação externa da qualidade da aliança terapêutica, os dois têm formação em Psicologia, 1 era estudante de doutoramento com formação em PCN e o outro era estudante de mestrado na área de psicologia e não têm formação em PCN.Ambos tem mais dois anos de prática clínica.
CONSULTOR: Um Psicoterapeuta perito no modelo de Psicoterapia Cognitiva Narrativa, com vários anos de experiência e docência na área.
UNIDADES DE ANÁLISE: Sessões em fase de recordações do modelo de PCN (o terapeuta lembraria do modelo da abordagem e lembraria das narrativas diárias dos pacientes).
EPISÓDIO: Foi definido como a ocorrência de uma memóriado terapeuta activada no contexto da sessãopsicoterapêutica, e relatada pelo próprio terapeuta no momento da entrevista.
INSTRUMENTOS:
Processo de recordação interpessoal – Entrevista assistida por vídeo gravação na conversação terapêutica, relativa a uma sessão da fase de recordação do modelo de PCN. Os terapeutas assistiram a gravação e foram convidados a recordar as suas memórias que tenhamocorrido durante a conversação terapêutica. Esse procedimento concilia um momento de entrevista livre (Rennie, 1992), em que na sequência terapêutica cada terapeuta selecionou e descreveu os episódios mnésicos (recordou-se dos fatos ocorridos na sessão) significativos, e um momento de avaliação quantitativa do impacto da memória a partir de um ranking de escala de 5 pontos. Foi realizado esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o processo de recordação
  • O encontro na perspectiva terapêutica existencial
  • 1964 – NARRATIVAS E MEMÓRIAS
  • Processos de memória
  • narrativa sobre o processo da minha alfabetizaçao
  • PORTELLI, SIGNIFICADOS E MEMÓRIA NAS NARRATIVAS-RESENHA
  • AUDITORIA
  • Processo de instalação em clientes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!