ENCONTRART 2012 Teatro M dulo 1

6322 palavras 26 páginas
ENCONTRART 2012 – TEATRO MÓDULO 1

1º dia
Respiração – Trabalho do Diafragma: Inspirar sem encher os pulmões de ar.
Ex. 1: Mãos para o alto, inspira e solta o ar entre os dentes. Ao chegar no final do fôlego começa a abaixar os braços e dobra o corpo.
Ex. 2: SI-FU-CHI-PA – repetir essas sílabas entre dentes 12 vezes num fôlego só.

TRIDIMENSIONALIDADE
Ex. Andar pela sala aumentando a velocidade – olhar fixo e sem pesar o pé no tablado. Congela e repete o SIFUCHIPA.
Ex. 2: Deitado no chão, espreguiçar. Depois começa a fazer movimentos aleatórios procurando variar ao máximo, sem repetir os mesmos movimentos, mas sempre deitado: de barriga para cima, de lado, de bruços, etc. Tentar explorar o máximo de movimentos de todas as partes do corpo. Congela e faz o SIFUCHIPA.
Ex. 3: Movimento com apoios. Realizar movimentos variados explorando todas as partes do corpo. Primeiro com 4 apoios, depois com 3 e depois com 2. Neste pode se movimentar pela sala. Em cada etapa congela e faz o SIFUCHIPA.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Exlcamação – uso da exclamação para chamar atenção, a exclamação está associada a uma entonação da voz de forma mais intensa.
Ex. 1. Recebendo um presente: 1º gosta da pessoa, mas não gosta do presente. 2º gosta do presente, mas não gosta da pessoa.
Ex. 2. Encontrando um amigo que não vê há muito tempo.
Ex. 3. Fugindo de um cachorro.
Ex. 4. Sensação de estar sendo seguido.
Em todos fazer uma vez com fala e outra vez sem fala, pois o corpo tb expressa exclamação.

JOGOS TEATRAIS
Jogo 1: Observar a pessoa da direita e da esquerda minuciosamente, prestando atenção aos detalhes de roupa, rosto, cabelo, etc. Depois pedir para todos fecharem os olhos e dizerem o que viram de cada um. Depois fazer o mesmo e fazer perguntas mais específicas para ver o que foi percebido ou não.
Jogo 2: Tocar e chamar. Formado um grupo de 6 pessoas, o primeiro chama o nome de outro integrante do grupo. O que foi chamado toca outra pessoa e quem foi tocado chama um terceiro. E assim

Relacionados