Encoding/decoding

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Encoding/Decoding
Stuart Hall nasceu em Kingston (Jamaica), a 3 de Fevereiro de 1932. Estudou em Oxford com a bolsa Rhodes, onde obteve o seu mestrado. Acabou por ir trabalhar para a Universidade deBirmingham, tornando-se um dos impulsionadores pricipais do Birmingham Center for Cultural Studies, tal como E.P. Thompson e Raymond Williams. Em 1968, Stuart Hall tornou-se director deste centro.Nos anos 50, juntamente com Edward Thompson, Raymond Williams e Richard Hoggart, Stuart Hall fundou a revista New Left Review, que tinha por base um corrente neo-marxista, cujo o objectivo eracontribuir para o desenvolvimento da ala esquerda britânica e procurar compreender a cultura de massas. Era uma revista política que criticava a velha esquerda comunista e reformista bem como os liberaisradicais que, de alguma forma, trairam os ideias de liberdade e justiça.
As suas obras são fundamentais para o desenvolvimento do estudo da cultura, dos meios de comunicação e também para o debatepolítico. Os ideais de Hall centram-se principalmente na hegemonia e nos estudos culturais. Este concebe o uso da linguagem como algo determinado por instituições política e econonia. Esta visão define aspessoas como produtores e consumidores de cultura, simultaneamente.
Em 1979 foi professor da Open University , abandonando o cargo em 1997. Actualmente Hall dedica-se a rever as suas próprias obras.O seu texto Encoding/Decoding in the Televison Discourse foi um dos mais emblemáticos da altura, escrito em 1973. Neste texto, Hall apresenta uma visão de que os receptores são simultaneamenteconsumidores e produtores de cultura.
O autor inicia esta obra criticando os estudos clássicos sobre a comunicação por se baserarem no esquema linear emissor/mensagem/receptor. Hall afirma que estemodelo impossibilita que problemas como “mal-entendidos” sejam resolvidos, uma vez que este processo é visto como uma cadeia comportamental de Estímulo-Resposta. Considera também que este modelo...
tracking img