Enciminaçao afrtificial

1091 palavras 5 páginas
*** g75 8/2 pp. 27-28 É aceitável a Deus a inseminação artificial? ***
O PRIMEIRO caso registrado de inseminação artificial humana remonta a 1799. O médico londrino John Hunter usou então este meio para tornar certa mulher grávida com o sêmen de seu próprio marido. Mas, apenas em anos recentes é que a inseminação artificial se tornou relativamente comum, milhares de bebês nascendo a cada ano em resultado dela. Quando os casais recorrem à inseminação artificial, isso em geral se dá por causa da esterilidade do marido, e os doadores de sêmen usualmente permanecem anônimos.
Por séculos, as pessoas consideravam adúltera qualquer mulher que se tornasse mãe dum filho não gerado pelo marido, e a prole era considerada ilegítima. Certos tribunais assumiram similar posição no que tange à inseminação artificial por doadores anônimos. Mas, os pontos de vista variam. Ao passo que algumas organizações religiosas objetam a tal método de fecundação, outros grupos o favorecem.
A Bíblia diz que “há um caminho que é reto diante do homem, mas o fim posterior dele são os caminhos da morte”. (Pro. 14:12) Em vista disso, e por ser amiúde falho o raciocínio humano, a pessoa fará bem em perguntar: É aceitável a Deus a inseminação artificial? O que indica sua Palavra, a Bíblia?
Por muitos anos, a inseminação artificial é empregada na reprodução animal. Deus deu ao homem o domínio sobre tais criaturas e lhe permite usá-las como alimento, vestimenta, etc. (Gên. 1:28; 3:21; 9:2-4) A Lei Mosaica proibia o cruzamento animal de duas espécies, mas não limitava de outro modo o que o homem fizesse para regular a reprodução animal. (Lev. 19:19) Assim, alguns cristãos têm achado que as Escrituras não proíbem a inseminação artificial dos animais.
Mas, o que dizer da inseminação artificial humana por doadores anônimos? Esse é outro assunto bem diferente. Por um lado, pode suscitar numerosos problemas. Para ilustrar: O filho resultante talvez sirva como constante e incomodativo lembrete da

Relacionados