ENCIC - A Construção da Identidade Docente no Contexto das Organizações Burocráticas – Charles Taylor (Filósofo)

776 palavras 4 páginas
PALESTRA DO ENCIC 2013
ENCONTRO NACIONAL CLARETIANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A Construção da Identidade Docente no Contexto das Organizações
Burocráticas – Charles Taylor (Filósofo)
Palestrante: Professora Maria Alice Moreira Silva
Data: 03/08/2013
Local: Anfiteatro / Faculdades Claretiano / Polo São Paulo
A Palestrante Profª. Maria Alice Moreira Silva enfatiza sua experiência como profissional docente da Faculdade Mackenzie, e pela sua paixão pelo ensino e suas convicções, ao ponto de fazer uma viagem ao Canadá para estar diante daquele que seria seu modelo, uma espécie de herói docente daquilo que a mesma acredita e admira; o Sociólogo Charles Taylor. Eu como aluno e observador não pude deixar de notar a paixão e emoção da mesma ao citar sua experiência, do encontro ao ídolo, de sua expectativa e alegria pelo encontro ao que me pareceu mestre e ídolo.
A educação, claro é o assunto principal da pauta, o modelo ideal e a busca da “identidade do educador”, que apesar de um ser profissional, que tem ganhos e também é movido pela maquila capitalista, mas sem deixar de ser humano, formador de opinião, preparador de vida. E que para isso mas do que um ideal profissional o educador tem que avaliar seu “dom”, sua capacidade de se doar, no “saber” e na paixão pelo que faz.
O velho Filósofo ensina: “é preciso reconhecer o seu Eu (self céu)”
E continua; para comunicar, primeiro precisa reconhecer-se, se por além de conhecer o nível, ou seja; o chão a ser pisado, o território a ser explorado.
Como que pequenas baforadas do melhor perfume, o MESTRE vai liberando sabedoria, e que sabedoria: “eu não posso ser um EU perdido (self lost)”.
Cada organização, não importa o contexto, tem suas características específicas, e todas estão associadas a processos de dominações, aonde o trabalho de muitos glorifica a poucos ou ainda apenas um. O interesse de poucos ou de um só pelo trabalho de muitos.
Todas as Dominações Racionais Legais tem regras burocráticas,

Relacionados