Encefalites e meningites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, trazer informações sobre as patologias encefalites e meningites que são caracterizadas por inflamação a primeira refere-se à inflamação do cérebro e a segunda caracteriza-se por inflamação das meninges. As duas apresentam sinais e sintomas iguais, porém a meningite é mais abrupta e a encefalite mais branda. Vejamos, esclarecimento sobre estaspatologias no decorrer das pesquisas no texto.

ENCEFALITE

A encefalite é uma inflamação do cérebro desencadeada pela presença de um agente infeccioso, habitualmente um vírus. Quando esse microorganismo agride diretamente o tecido cerebral, diz-se que essa encefalite é por invasão direta. Quando essa inflamação é uma reação desencadeada por agente infeccioso em outra parte do corpo, é chamada deencefalite imunoalérgica.

Vários agentes infecciosos causam encefalite, como bactérias, parasitas, fungos e, sobretudo, vírus. Eles são transmitidos por via respiratória, gastrointestinal, por picadas de insetos e carrapatos e até por mordida de animais, como é o caso do vírus da raiva. Porém, o agente mais freqüente é o vírus herpes simplex, que habitualmente provoca apenas aparecimento de bolhasnos lábios, mas algumas vezes pode alcançar o sistema nervoso e levar o aparecimento de uma encefalite que, se não tratada rapidamente, pode ocasionar graves seqüelas neurológicas.

A confirmação do quadro dar-se através de uma avaliação clínica e de diversos exames complementares, entre eles a análise do exame do líquido cefalorraquidiano, ou liquor, que é colhido por meio de punção na regiãolombar.
A análise do liquor pode sugerir qual o tipo de infecção. Se bacteriana ou viral e até mesmo revelar a presença de agentes infecciosos. Pode-se realizar um exame de imagem, assim como, tomografia computadorizada e ressonância magnética, para saber o local exato da inflamação e outras alterações no cérebro.

Sintomas

Os sintomas da encefalite incluem febre súbita, dor de cabeça,vômito, aumento da sensibilidade à luz, pescoço e costas duras, confusão, sonolência, músculos enfraquecidos, andar instável e irritabilidade. Os sintomas que necessitam de tratamento de emergência incluem perda da consciência, convulsões, fraqueza muscular e demência súbita e severa.

Tratamentos

A terapia é apenas sintomática, voltada a controlar as conseqüências da inflamação, como para o inchaçodo cérebro. Se forem bactérias as causadoras da infecção, será necessário prescrever antibióticos, e feito em ambiente hospitalar.

Exames e Diagnóstico

O seu diagnóstico é feito através de uma avaliação clínica e de diversos exames complementares, entre os quais a análise do exame do liquido cefalorraquidiano, que é colhido por meio de punção na região lombar. Com a analise do liquor podesugerir qual tipo de infecção, se bacteriana ou viral, e até mesmo revelar a presença de agentes infecciosos. Há necessidade de realização de exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, para localizar o local exato da inflamação e outras alterações no cérebro.

MENINGITE

É uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central (asmeninges). A meningite pode ser de origem viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, ou de origem bacteriana, normalmente mais branda. A meningite bacteriana é a uma verdadeira emergência médica e requer tratamento imediato em hospital e a meningite viral e a mais branda e ocorre mais freqüentemente.

Ela se manifesta no fim do verão ou no começo do outono enormalmente afeta crianças e adultos com menos de 30 anos, porém, a maioria afeta crianças de menos de cinco anos de idade, a maioria dos casos de meningite viral é causada por enteroviroses, que são vírus também causadores de sintomas intestinais.

Existem varias bactérias que podem ocasionar a meningite. Uma forma contagiosa da doença é causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar. Outra...
tracking img