Emtrevista endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Entrevista de Paulo Bertone
Paulo Bertone é empresário, consultor de empresas e conferencista, e vem realizando palestras, workshops e cursos sobre Marketing e Endomarketing por todo o Brasil, e nos faz pensar no marketing interno como uma ferramenta de sucesso para a empresa que pode, se utilizada de forma equivocada, influencia erradamente no marketing em geral da empresa. O Endomarketingpara ele se refere a uma mudança de dentro para fora que as empresas devem ter o costume de fazer, pois você deve tratar seu colaborador bem, para que este passe essa harmonia na hora de vender seu produto ou serviço para o cliente ou desenvolver seu trabalho dentro da instituição, disseminando segurança e confiança para seus outros colegas.
Abaixo vamos apresentar uma entrevista que o próprioPaulo Bertone fez consigo mesmo para solucionar alguns questionamentos corriqueiros sobre o Marketing Interno:

Por que você afirma com tanta convicção que marketing não sobrevive sem endomarketing?
Porque não acredito em nenhuma estratégia de marketing que possa dar um resultado satisfatório, se você não preparar as pessoas da sua empresa, ou seja, não criar o comprometimento entre elas parapoder satisfazer as reais necessidades do cliente. Porém, para você poder ter uma estratégia eficiente de endomarketing, primeiro precisa mostrar aos seus funcionários quem são os clientes, de que forma eles gostariam de ser atendidos, como eles se comportam. Deve orientá-los quanto ao tipo de esclarecimento que deve ser passado ao cliente, seja em relação ao serviço que você está prestando ou aoproduto que está vendendo. Você deve capacitar as pessoas individualmente e em grupo, para que possa então ter uma política interna e consolidada de endomarketing. Dessa forma, você poderá dar prosseguimento às estratégias de marketing duradouras. Por isso, para que as ações de marketing sobrevivam, é fundamental elaborar uma estratégia de endomarketing.
Por onde começar uma estratégia deEndomarketing?
Estamos trabalhando com seres humanos, pessoas que, geralmente, não estão preparadas e, em muitos casos, não conseguem identificar quem são seus clientes. Isto porque elas não foram treinadas para perceber as características de cada um. Então, antes de iniciar uma estratégia de endomarketing de médio e longo prazo, nós temos de capacitar pessoas e, para capacitá-las, temos de realizarpesquisas para conhecermos melhor os nossos clientes internos. É fundamental reconhecer neles seres humanos com valores reais, que poderão ser agregados ou desenvolvidos pela empresa. Por isso, o início de tudo é o marketing pessoal, que vai transformar os funcionários em seres humanos com autoestima e comportamento adequado, e não robôs criados somente para agradar o cliente externo. Temos que vero conteúdo das pessoas. Para você poder realizar uma boa política de endomarketing, deve agregar ou gerar valores, que são muitas vezes desconhecidos pelos próprios funcionários. O marketing pessoal vai ensinar-lhes características como a ética, o compromisso com a sociedade, com o meio ambiente, com o seu parceiro e com a sua família. Assim, os valores agregados são eternos e os tornarão nãoapenas vendedores de sua imagem ou de ilusões, mas verdadeiros profissionais de qualidade, além de verdadeiros seres humanos.
Como trabalhar o marketing pessoal em empresas com funcionários de diversas classes sócio-econômicas?
O marketing pessoal deve ser tratado como uma ferramenta que vai ser usada no decorrer da vida do indivíduo, independente da empresa em que ele trabalhe. São valores quedevem ser agregados para sempre aos seres humanos. A ausência dessas características não está relacionada diretamente à classe econômica do indivíduo, pois uma pessoa pode ser formada, mas desconhecer um hábito básico de higiene ou ter um procedimento indesejável junto ao grupo.Devemos mostrar do que alguém precisa para gostar de si mesmo. Para fazer isso é necessário trocar de lugar com o seu...
tracking img