Emreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Negócio:
Montar um hotel simples.
         Os hotéis fazem parte da “Indústria da Hospitalidade”. Indústria da Hospitalidade é um termo que se refere a uma variedade de organizações e “negócios interdependentes, como hotéis, restaurantes, atrativos turísticos, meios de transporte, agências de viagem e de entretenimento, serviços voltados para o atendimento ao turista e programasgovernamentais de fomento ao turismo”. (BNDES, 2005, p. 115).
      Os hotéis são classificados de acordo com o grau de conforto que oferecem a seus hóspedes, à qualidade das instalações, do atendimento e dos serviços prestados, dentre outros critérios definidos pela ABIH- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo.

Essa classificação está definida da seguinteforma:
Categoria/Símbolo:
*Super Luxo - SL
* Luxo
* Superior
* Turístico
* Econômico             
* Simples   
               
      Não existe obrigatoriedade de classificação do estabelecimento. Ela é feita por meio de requerimento à ABIH que vistoria o hotel e lhe atribui a classificação. Entretanto, a classificação confere mais credibilidade ao empreendimento, pois indica adisposição do proprietário em submeter-se às regras e padrões exigidos do negócio.

      Nesta Idéia de Negócio, o foco será concentrado no Hotel de Uma Estrela, que corresponde a categoria Simples, de acordo com a ABIH.

História do Negócio pretendido:

      A atividade de hotelaria na história da humanidade não está precisamente registrada. Supõe-se que essa atividade surgiu da necessidade naturaldos viajantes, de saciar a fome, e de repousar em seus deslocamentos.
      A primeira notícia sobre a criação de um espaço destinado especificamente à hospedagem vem de alguns séculos antes da era cristã, quando na Grécia Antiga, no santuário de Olímpia, eram realizados os jogos olímpicos. Para esses eventos, foram construídos o estádio e o pódio, onde se homenageavam os vencedores e ficava achama olímpica. Mais tarde, foram acrescentados os balneários e uma hospedaria, com cerca de 10 mil metros quadrados, com o objetivo de abrigar os visitantes. Essa hospedaria teria sido o primeiro hotel que se tem notícia (ABIH, 01).
Desde aquela época, o conceito e espaços para hospedagem evoluíram até chegar nos dia de hoje a grandes redes internacionais de hotéis.

Mercado
Este é ummercado em ascensão (principalmente em Apiaí). Com uma gestão cuidadosa, instalar um hotel de uma estrela pode ser uma boa opção para empreendedores que pretendem iniciar uma nova empreitada.      O Hotel de uma Estrela é um estabelecimento do ramo hoteleiro que apresenta como características principais a simplicidade e custo reduzido das diárias.
 
Ameaças e oportunidades:
      As oportunidadesde negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente foi possível através de pesquisa de mercado.
      Foi uma pesquisa elaborada de forma simplificada e aplicada pelos próprios acadêmicos para estudar a concorrência já instalada - em termos dequalidade das instalações na mesma categoria já existentes, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir – se turistas e/ou pessoas em viagem de negócios, e suas principais necessidades ao se hospedarem.
      O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
    
 Oportunidades:
- Investimentos realizados pelos Governos Federal eEstaduais para o estímulo ao turismo;
- Ocorrência de eventos como feiras, competições esportivas, congressos e assemelhados que aconteçam na região;
- Possibilidade de convênios com agências de viagens e turismo;
- Possibilidade de contato com redes de estudantes;
- Possibilidade de contato com empresas que prestam serviços na região;
- Contato com taxistas para indicarem clientes ao hotel;
  ...
tracking img