Empuxos de terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPUXOS DE TERRA
A determinação do valor do empuxo de terra, que deve ser entendido como a ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato, é fundamental na análise e projeto deobras como muros de arrimo, cortinas em estacas pranchas, cortinas atirrantadas, escorramentos de escavações em geral, construções em subsolos, encontros de pontes, entre outras situações semelhantesa estas.
Para a determinação das pressões de empuxo de terra (pressões horizontais) utilizaremos inicialmente os conceitos da teoria de elasticidade que relaciona o compor-tamento das tensões edeformações em diferentes direções nos materiais.
Teoria da Elasticidade
Inicialmente abordaremos alguns conceitos da teoria da elasticidade no que se refere ao comportamento dos solos e suascaracterísticas de deformabilidade quando submetido a uma pressão de compressão.
Para cada tensão (carga) temos uma deformação (Lei de Hooke = proporciona-lidade tensão-deformação). O parâmetro que refleteeste comportamento é dado pelo:
Módulo da Elasticidade = E = Módulo de Young = Módulo de Deformabili-dade.
Módulo inicial = é o adotado na condição em que o equilíbrio é elástico (reti-rada a cargado corpo volta a forma primitiva sendo que, nos solos o retorno se da sem-pre parcialmente havendo uma deformação residual ou plástica).
Empuxo no repouso
Condição em que o plano de contenção não semovimenta
Consideramos, neste tipo de empuxo, um equilíbrio perfeito em que a massa de solo se mantem absolutamente estável, sem nenhuma deformação na estrutura do solo, isto é, está num equilíbrioelástico.
Consideramos a massa semi-infinita de solo homogêneo, em uma só camada permeável, sem ocorrência de lençol freático e com o terrapleno horizontal. Estando o solo num equilíbrio elástico,os esforços na direção horizontal podem ser calculados baseados nas constantes elásticas do material, isto é, dentro dos parâmetros de elastici-dade (E e μ).
Suponhamos uma massa de solo onde, na...
tracking img