Empuxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 Empuxo
Arquimedes de Siracusa (287 a.C.-212 a.C. aproximadamente). Foi um matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo grego. Embora poucos detalhes de sua vida sejam conhecidos, sãosuficientes para que seja considerado um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.
Arquimedes descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a umaforça, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo ().
O empuxo é a existência da ação de váriasforças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamenteesta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo.

Para se calcular a intensidade da ação do empuxo existe uma pequena relação entre o empuxo e a densidade do líquido no qual o corpoestá emerso. Veja:
E= md .g (I)
md = µ. Vd (II)
Onde md é a massa do líquido deslocado, Vd é o volume do líquido deslocado e corresponde ao volume da parte do corpo que está mergulhada, e µ (letra grega“mi”) é a densidade do líquido. Substituindo (II) em (I) temos a equação para se calcular o empuxo:
E= µ . Vd. g
E ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos foradela.
Isto acontece devido a uma força vertical para cima exercida pela água a qual chamamos Empuxo.
O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto àforça Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina.
A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).

Objetos com densidade uniforme flutuam
Objetos com densidade menor do que a do líquido noqual estão imersos flutuam. Uma bola de isopor flutua. Se a submergirmos num líquido ela tende a subir. Os dois efeitos resultam do empuxo.
Objetos “ocos” flutuam
Um objeto oco tem mais...
tracking img