Empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANEJO DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR




A cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil a partir de 1532 por Martin Afonso de Souza, na capitania de São Vicente, hoje São Paulo. Desde aquela época esse produto é de grande importância para economia deste paÍs.
O principal produto desta cultura é a aguardente, pois é produzido 1,3 bilhões, de litros ao ano, sendo exportado 11 milhões delitros anualmente. Esses números além de trazer grandes contribuições ao Brasil através de impostos como IPI, ICMS também fornecem grande benefício para área social,chegando 1,5 milhões de empregos diretos e indiretos.
A área destinada a essa cultura é de 5 milhões de hectare, com a produção de 330 milhões de tonelada ano, sendo São Paulo o maior produto, com 60% dessa produção.
No Brasilpossui duas épocas para o cultivo da cana-de-açúcar, sendo uma época de agosto a setembro e outro de maio a novembro, sendo a primeira época realizada no nordeste e a segunda mais comumente efetuada no sul do Brasil.
A cana-de-açúcar é originada do norte da Índia, China e Nova Guiné, sendo de família das Gramineae do gênero Sáccharum de espécies híbridas. Essa cultura é uma touceira comconjunto de colmos que é a parte aérea junto as folhas, as raízes são as partes subterrâneas das plantas que se desenvolvem superficialmente tão pouco em relação a parte aérea. A planta possui raízes brancas que são as raízes vivas da cultura e raízes escuras que são as raízes mortas, sendo que cada vez que a planta rebrota surgem novas raízes. Rizomas são a parte subterrânea do colmo onde surgem osperfilhos que é rebrotado cada vez que a cana é cortada. O nó é a parte do colmo que surge as folhas e também onde é encontrado as gemas que emitem nova planta de cana após ser plantada na forma de tolete. As folhas surgem alternadamente na parte superior do colmo através das bainhas que o abraça, a folha também possui lâmina foliar, bordas laterais serrilhadas e algumas com bainhas tipoinvaginaram.
Para se cultivar a cana-de-açúcar o clima é de grande importância, pois a fase vegetativa necessita de 25 a 26 c° com precipitações de 1000 à 3000 mm ao ano e na fase de maturação a temperatura deve ficar em torno de 20 c° com pouca chuva para produzir mais açúcar no colmo, além disso deve ter uma alta luminosidade sem ocorrências de geada e poucos ventos para não tombar a cultura.
Aépoca de plantio depende do que o produtor vai querer de produção se terá cana de ano e meio ou cana de ano. Para o cultivo da cana de ano e meio, o plantio deve ser realizado de janeiro a março, a maturação só vai ocorrer 18 meses após o plantio. Pra o cultivo da cana de ano, o plantio deve ser realizado nos meses de agosto a outubro, sendo a maturação da colheita 12 meses após o plantio. Existemvantagens e desvantagens sobre os dois procedimentos, onde o a cana de ano tem retorno mais rápido um uso intensivo da terra e uma melhor brotação mas seu plantio deve ser em solo fértil e o preparo do solo coincide com a colheita, já a cana de ano e meio tem um maior desenvolvimento, menores problemas com doenças, melhor controle de plantas daninha e ótima para fazer rotação de culturas.
Acana possui uma rusticidade para todos os tipos de solo mas seu cultivo não deve ser feito em solos inferiores a um metro de profundidade, com declividades superiores a 15%, solos muito encharcados com pouca drenagem.
Existem duas maneiras para manejar o solo para o cultivo, uma onde nunca se plantou cana e outra com o canavial já existente a 4 anos. Para plantar cana em lavouras já existentesdeve-se atentar para aração profunda com objetivo de trazer para a superfície as raízes e rizomas no intuito de secá-las não deixando brotar após a gradagem.
O plantio começa pala abertura dos sulcos realizados por arado de aiveca, que é a maneira mais utilizada, este sulco deve possuir 25 a 30 cm com um espaçamento que varia de 1,30 a 1,50 m, se possuir grandes áreas deve ser divididos...
tracking img