Empresas virtuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

O surgimento da internet, das comunidades virtuais e do mundo virtual proporcionou um novo ciclo de oportunidades de novos negócios. O mundo corporativo evoluiu consideravelmente ao longo do século XIX e XX. O século XXI sinaliza mudanças estruturais na forma de se realizar negócios, já que as empresas disputarão mercado em outros países, mas em um campo intangível e ilimitado, nochamado Mundo Virtual. As grandes empresas estão se fragmentando em várias empresas menores ou unidades estratégicas de negócios, mais ágeis, mais autônomas e descentralizadas; a alta tecnologia e as fronteiras digitais alteram o conceito de empresa e de trabalho.


Como o mundo vem passando por intensas transformações, as organizações vêem se reformulando na medida em que o crescimento setorna cada vez mais generalizado. E isso só se realiza por causa da tecnologia da informação e da comunicação.


Uma Empresa Virtual possui diversas definições, mas não um conceito definitivo, neste artigo o que foi abordado o conceito de uma empresa onde nem todos os funcionários trabalham nas dependências físicas, eles trabalham fora da empresa, geralmente em casa, em hotéis, aeroportos, carros,ou viajando. Sendo classificado esse tipo de trabalho como Teletrabalho. Mas para que tudo isso funcione é necessário o uso da tecnologia da informação que irá possibilitar a existência de tais trabalhos.

Segundo Bruhn (2005), a discussão sobre o que é Real e o que é Virtual é muito rica, mas também bastante intrigante, podendo haver diferentes interpretações. O mundo virtual não é oposto aoreal, são complementares e por vezes sobrepostos. O mundo virtual não é necessariamente imaginário, mais considerado um novo ambiente onde pessoas reais se comunicam com outras. Por isso que o virtual sempre necessitará do real para que haja sempre uma troca mutua de conhecimentos.


A flexibilidade é a palavra chave para definir o porquê as empresas tradicionais estão se voltando as exigênciasque o mercado hoje tenta se adaptar, as empresa virtuais aparecem como alternativa de transformação. Quando as empresas tradicionais se dispõem á entrar no mundo virtual e passar a utilizar o Teletrabalho é por que esta estrutura empresarial é capaz de dar às empresas a flexibilidade necessária neste cenário de transformações.


Para Pinel, o Teletrabalho é uma forma de trabalho utilizada paracaracterizar todo o trabalho que é efetuado fora do escritório e que é apoiado por tecnologias de comunicação, é um fenômeno da era da tecnologia da informação. As empresas que adotam o Teletrabalho ainda utilizam mecanismos de controle como regras e observação virtual do processo de trabalho. Várias empresas trabalham no sistema de Teletrabalho, embora muitas não divulguem a adoção desta prática.Há vantagens e desvantagens de se trabalhar com o Teletrabalho. As vantagens obtidas com a prática do Teletrabalho são o principal motivo para que cada vez mais esta técnica seja adotada por diversos ramos do mercado de trabalho. Dentre os principais benefícios foi citada a diminuição do stress, pois não há necessidade de se procurar lugar no estacionamento nem de se enfrentar o trânsitocaótico de avenidas congestionadas logo pela manhã; conseqüentemente pode se notar uma melhoria no bem-estar social e psicológico do Teletrabalhador.


E as desvantagens obtidas através do Teletrabalho podem, muitas vezes, atrapalhar as relações interpessoais do indivíduo. Sem um ambiente de trabalho torna-se difícil uma boa socialização do Teletrabalhador com seus colegas de trabalho, visto queestes não estão em contato diário, comprometendo assim uma boa adaptação a novos empregos, caso deseje deixar de trabalhar em casa.


Em pesquisas realizadas na internet e em artigos publicados em jornais e revistas, foram obtidos alguns casos de empresas que utilizam as Empresas Virtuais, mais especificamente o Teletrabalho, como por exemplo: a KODAK, IBM, XEROX, SIEMENS, GOL, CISCO, a AT&T,...
tracking img