Empresas havaina - alpagartas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Uma empresa para ter sucesso deve ser competitiva. A competitividade e a inovação estão estritamente ligadas, pelo o que então é de todo interesse de uma empresa ser inovadora. O ambiente empresarial deixa nos dias de hoje de ser local para ser global, e só os mais fortes sobrevivem. A gestão empresarial deve ter capacidade de criar vantagens competitivas, não só única, mas tambémde difícil replicação. A inovação por força da competitividade ou estratégia é cada vez mais global e convergente, criando no âmbito da investigação e complexidade um novo mundo de oportunidades, que levam as empresas a serem sustentáveis em longo prazo.
As empresas aqui citadas fazem parte das mais inovadoras e criativas no Brasil.

Empresa Havaianas
HAVAIANAS é uma marca brasileirade sandálias de borracha produzidas pela São Paulo Alpargatas, uma empresa do Grupo Camargo Corrêa. Tudo leva a crer que foi a Zori, típica sandália de dedo feita de palha de arroz e usada pelos agricultores japoneses, a real fonte de inspiração para a criação das sandálias HAVAIANAS no dia 14 de junho de 1962 pela empresa Alpargatas São Paulo. Por essa razão, o solado das HAVAIANAS possui umatextura que reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível. Mas a versão nacional trazia um grande diferencial: eram feitas de borracha. Um produto natural, totalmente nacional e que, acima de tudo, garantia um calçado durável e confortável. Eram as tradicionais branquinhas com tiras laterais, disponíveis em cinco cores (branca, preta, azul, vermelha e amarela). Visualmentepobres e baratas. Embora o design das sandálias fosse de origem oriental, seu nome foi inspirado no Havaí, o paraíso do sol e do mar, onde ricos e famosos americanos passavam suas férias. Esse nome era considerado ideal, já que a sandália era adequada para o uso em países de clima quente, pois deixava os pés descobertos, evitando o excesso de transpiração.
A marca, que possui participação de 80%no mercado brasileiro de chinelos de borracha, comercializa cerca de 162 milhões de sandálias anualmente, dos quais 10% para mais de 80 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda. As exportações chegam a 22 milhões de pares (somente nos Estados Unidos está presente em 1.700 pontos de venda). A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de"Havaianas" por ano. As vendas da sandália de borracha HAVAIANAS, produto de sucesso da Alpargatas, já representam metade do faturamento da companhia, que no ano passado foi de R$ 1,6 bilhão. O investimento em marketing da marca, de 12% a 13% do faturamento, tem mantido a Havaianas em trajetória de crescimento. O percurso para a sandália ganhar status de marca fashion foi longo. Ele começou a sertraçado em 1994, quando a marca estava em crise, com queda de vendas. A empresa reagiu e lançou, com uma grande campanha de marketing, a Havaianas Top, um novo modelo de sandálias de uma única cor. De 1994 a 2000 o produto foi aos poucos "sofisticado" pela empresa em campanhas e em muitos lançamentos. Foi quando modelos e celebridades começaram a desfilar com a sandália nos pés. As exportaçõesaceleraram e a marca ganhou espaço em revistas e nas principais vitrines de moda no mundo.
Em seus valores buscam criar resultados nas dimensões econômica, social e ambiental. Acreditando que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, por isso, mantém canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem tem contato, em um exercício contínuo de transparência.A HAVAIANAS, marca das sandálias conhecidas mundialmente, lançou recentemente uma nova linha para o verão 2012, a ECO. As sandálias são feitas a partir dos resíduos de borracha resultantes da fabricação das Havaianas no Brasil.
A HAVAIANAS não gosta de desperdício. Na hora de cortar uma sandália, sobram pedacinhos de borracha.
Sabe o que se faz com esses pedacinhos? São reaproveitados em...
tracking img