Empresas em portugal - dificuldades e desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresas em Portugal
DIFICULDADES E DESAFIOS
por: Fernando Palma nº 4915

Introdução ao Estudo da Empresa
SOLICITADORIA e-learning|2010

Docente: Luís Guerreiro
Prefácio
“Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem a mais inteligente, mas o mais receptivo a mudanças. “ (Charles Darwin)
A maioria das ciências pode aprender muito com a natureza e a gestão empresarial não é excepção.À medida que caminhamos para uma economia de informação em ritmo cada vez mais acelerado, a capacidade de reagir rapidamente e decididamente a mudanças ambientais será muito mais importante do que recursos financeiros, economias de escala ou de qualquer outra "era industrial" de vantagens competitivas que possa surgir.
A maioria das empresas e a maioria dos gestores ainda estão a empregar técnicasde gestão no âmbito da "produção em massa", que herdámos da era da revolução industrial, (Modern Times - Charles Chaplin|1936) e insistem em manter essa mentalidade. A maioria das empresas é criada com o foco na melhoria contínua, ao invés da inovação descontínua. Sabem como ficar melhor, não sabem é como começar de forma diferente, como se adaptar.
Tomemos como exemplo a Nokia. Fundada em 1865como uma fábrica de celulose, reinventou-se várias vezes, passando de papel higiénico e botas de borracha para pneus de carro. Hoje a Nokia é a líder indiscutível no mercado de telefones móveis, e não me surpreenderia nada de ver a Nokia a se reinventar novamente num futuro próximo.
Atualmente, outra empresa que está focar sua estratégia de "inovação" em vez de "otimização" é a Google.Introdução
Acredito particularmente que toda e qualquer dificuldade e desafios dependem essencialmente de três fatores: Perspetiva, visão e escolhas.
A forma como as empresas encaram as dificuldades, e enfrentam os desafios: Prespetiva;
A capacidade de inovar e de antecipar acontecimentos, através dos ensinamentos do passado: Visão;
A determinação e a capacidade de alterar o caminho a seguir:Escolhas.
Estamos a viver um ponto de viragem na história. O industrialismo que dominou o século vinte, está a ser substituído por uma nova filosofia de trabalho caraterizada pela produção de serviços. Novas exigências de conhecimento, experiencia, e o ritmo acelerado de mudança, exigem profissionais com experiencia, qualificação e com uma forte mentalidade corporativa, capaz de exceder expectativas.(carta de apresentação do meu curriculum vitae)

Desenvolvimento
Contexto geral
São as mentalidades, os paradigmas, a lógica dominante, entre outros, que limitam a capacidade de ação do sujeito. A mentalidade é expressão usada frequentemente no mundo dos negócios para descrever o conjunto de pressupostos e normas ocultas que regem o comportamento dos gestores. Contudo, o espírito ou paradigmastêm um significado muito mais amplo. Toda sociedade, organização ou região geográfica pode realizar o seu próprio conjunto de pressupostos e padrões; decidir como as pessoas comunicam, interpretam informações, reagir a determinadas situações.
Considerando a seguinte história. Um homem conduz um automóvel acompanhado do seu filho, por uma estrada quando de repente o carro fica fora de controlo edespista-se, causando um acidente grave. Alguns minutos depois a ambulância chega e descobre que o pai morreu após o impacto, enquanto o filho está ferido, mas vivo. Apressam-se a leva-lo para o hospital local. O cirurgião que ia realizar a operação entra na sala de operações e grita "Eu não posso operá-lo, é meu filho!". Demore alguns segundos para descobrir o que aconteceu. A maioria das pessoas vaiouvir a história e dizer: "O pai não morreu no acidente?". Alguns, por outro lado, vão pensar na hipótese de adultério. A solução é muito mais simples, o cirurgião é a mãe da criança. As pessoas ficam confusas porque, segundo a mentalidade da sociedade ocidental quando falamos de cirurgiões supomos que eles sejam homens.
Paradigmas e mentalidades pouco recetivas á mudança podem ser o maior...
tracking img