Empresas dos sonhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 VISÃO GERAL 4
2.1.1 PERFIS DO BRASIL 4
2.1.1.1 QUERO SER LÍDER NA VERSÃO LIGHT 4
2.1.1.1.1 COMO SER OBJETO DE DESEJO 5
3 .SELEÇÃO E RETENÇÃO 6
4 . APRECIAÇÕES 7
5 .REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho discorre sobre as empresas dos sonhos e as aspirações dos jovens com relação à sua vida profissional,No atual contexto de mudanças sociais e econômicas, as empresas têm repensado suas formas de seleção e contratação de colaboradores, buscando conciliar seus desejos com os desejos daqueles que ingressam no mercado de trabalho, entendendo que o planejamento de carreira desses jovens profissionais tem a mesma referência de seus clientes.

As empresas, então, têm tido a consciência deque fatores diferenciados e coerência ética são indispensáveis para a identificação com os novos colaboradores, uma vez que a transmissão de uma imagem positiva reflete no desejo dos jovens em atuar em determinada organização. Isso tem refletido nos conceitos da área de recursos humanos.

O artigo insere-se como de suma importância uma vez que analisa o perfil dos jovens naatualidade, seus sonhos e aspirações, uma vez que vem contribuir para a diminuição do espaço entre o que os jovens desejavam e o que as empresas oferecem.

O trabalho fornece informações para os gestores, possibilitando uma melhor compreensão do mercado de trabalho, do papel da mídia e, principalmente, do comportamento dessa nova geração de profissionais conhecida como geração Y, visandouma relação mais saudável e produtiva entre colaborador e empresa, proporcionando, ainda, uma reflexão quanto à atuação da área de gestão de pessoal.

DESENVOLVIMENTO

1 VISÃO GERAL

O estudo feito revela o pensamento dos jovens profissionais a respeito de sucesso, liderança e planos de carreira, desafiando as atuais práticas de gestão de pessoas. Considera-se a força da geraçãoY, detentora de grandes talentos e que tem como desejo o trabalho em ambientes bons, fazendo aquilo que gostam, independentemente de remuneração.

1 PERFIS DO BRASIL

Atualmente, os jovens brasileiros se julgam aptos para assumir uma colocação no setor privado, principalmente nas indústrias. A maioria deles trabalha e acredita estar capacitado para o mercado de trabalho,conforme o perfil desejado pelos contratantes. Mas, pouco desses jovens sabem algum idioma estrangeiro, considerando que as oportunidades de negócios do Brasil com outros países estão crescendo e cada vez mais próximas. No entanto, temos a consciência de que, se antes era critério de desempate em processos seletivos saber inglês fluente, hoje é extremamente necessário, assim como o espanhol.De acordo com análise feita pela Cia de Talentos, os jovens têm competências técnicas, mas faltam as comportamentais, sendo de suma importância a aproximação entre a universidade e o mercado.

1 QUERO SER LÍDER NA VERSÃO LIGHT

Mesmo que liderar não seja sinônimo de sucesso para muitos, a grande maioria dos entrevistados do Brasil quer serlíder. Nota-se que ao responderem quais as vantagens e desvantagens de ser líder, afirmam seu desejo. Ser líder parece vantajoso, especialmente pelo poder e ao reconhecimento que é atribuído a esse cargo. Na área de recursos humanos o tema mais lembrado é a escassez de lideranças e isso vem se agravando, pois os atuais lideres estão se aposentando e os mais jovens se tornam gestores com menosexperiência de vida. Ao relatarem sobre as desvantagens de ser líder o que mais chama a atenção dos jovens brasileiros é o peso da responsabilidade, aliado à expectativa que o líder tenha que ser perfeito. A atual geração “Y” preocupa-se em ter que abrir mão da vida pessoal, trabalhar mais e assim ser mais estressado.

1 COMO SER OBJETO DE DESEJO

De forma genérica, os jovens...
tracking img