Empresas, corporações transnacionais e organizações formais

Páginas: 4 (833 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
Introdução
Vivemos numa sociedade dominada por organizações nas quais as pessoas trabalham em conjunto, com vista à prossecução de objectivos que seriam impossíveis de atingir se as pessoastrabalhassem isoladamente. Dentre essas organizações, a empresa é, sem duvida, uma das mais importantes e com maiores repercussões nas nossas vidas. Aqui faremos menção sobre alguns aspectos relacionados aempresa, corporações transnacionais e organizações formais.

Empresa, corporações transnacionais e organizações formais
Toda empresa é uma organização e nem toda organização é uma empresa, partindodo princípio de que nas empresas predominam os objectivos de lucro ao passo que nas organizações que não são empresas enquadram-se aquelas sem fins lucrativos.
Assim sendo, as Multinacionais, tambémconhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e têm actividades em diversos países. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercadoconsumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra barata. Estas empresas costumam produzir produtos para comercializar nos países em que actuam ou até mesmo para enviar produtos para serem vendidos no país deorigem ou outros países. Dentro do contexto actual da globalização, é muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objectivo de reduzir custosde produção. A entrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviado para a matriz. Otermo multinacional está progressivamente saindo de uso já que ele podia induzir à ideia de que uma empresa teria várias nacionalidades. Actualmente, tais empresas recebem a denominação de Empresatransnacional, pois na realidade tem suas matrizes em um determinado país.
Características: volume de negócios superior a 500 biliões de dólares; não tem de obedecer à sede da empresa; têm por base...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corporações Transnacionais
  • as corporações transnacionais
  • O que são corporações transnacionais
  • empresas transnacionais
  • empresas transnacionais
  • Empresas Transnacionais
  • A EMPRESA TRANSNACIONAL
  • Empresas Transnacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!