Empresas brasileiras globalizadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – ECONONIA BRASILEIRA E A GLOBALIZAÇÃO
O Brasil possui uma economia aberta ao mercado internacional, ou seja, nosso país vende e compra produtos de diversos tipos para diversas nações. Fazer parte da globalização econômica apresenta vantagens e desvantagens.
As vantagens é o acesso aos produtos internacionais, muitas vezes mais baratos ou melhores do que os fabricados no Brasil. Por outrolado, estes produtos, muitas vezes entram no mercado brasileiro com preços muito baixos, provocando uma competição injusta com os produtos nacionais, levando empresas à falência e gerando desemprego em nosso país. Isso vem ocorrendo atualmente com a grande quantidade de produtos chineses (brinquedos, calçados, tecidos, eletrônicos).
Outra questão importante no aspecto econômico é a integração doBrasil no mercado financeiro internacional. Investidores estrangeiros passam a investir no Brasil, principalmente através da Bolsa de Valores, trazendo capitais para o país. Porém, quando ocorre uma crise mundial, o Brasil é diretamente afetado, pois tem sua economia muito ligada ao mundo financeiro internacional. É muito comum, em momentos de crise econômica mundial, os investidores estrangeirosretirarem dinheiro do Brasil, provocando queda nos valores das ações e diminuição de capitais para investimentos.

2 – EMPRESAS BRASILEIRAS GLOBALIZADAS

Muitas empresas já estão se globalizando e exportando os seus produtos, mas muitos empresários e gestores brasileiros ainda não descobriram os inúmeros benefícios adquiridos por tal oportunidade.
A importância da globalização aumentasignificativamente mundo afora. Com certeza aquela empresa em que os produtos são vendidos em outros países, vai ser vista de uma forma bem diferente pelos consumidores, do que aquela que só é vendida aqui no Brasil. Vendendo mais essas empresas podem crescer e até virar empresas multinacionais. Muitos empresários brasileiros estão encontrando na globalização a oportunidade não só de manter suasempresas rentáveis, como também de proporcionar um incremento em seus lucros.
Graças à criatividade do brasileiro e sua facilidade de assimilação, o Brasil tem apresentado uma boa capacidade para a exportação dos produtos e para a instalação das empresas nacionais na comunidade mundial, assim o país vai à globalização com responsabilidade, que necessita de planejamento, implementação e seriedade.

3- GERDAU

A história da Gerdau é marcada por grandes homens e seus feitos que estiveram à frente dos negócios desde a fundação até o início da internacionalização da companhia.
João Gerdau – Emigrante alemão que saiu do Porto de Hamburgo rumo ao Rio Grande do Sul no ano de 1869 na busca de novos empreendimentos. Movido pelo seu espírito empreendedor, chega ao porto de Rio Grande e comapenas 20 anos de idade, instala-se na Colônia de Santo Ângelo (atual cidade de Agudo), investe no comércio, em transporte e no loteamento de terras. Transfere-se para a cidade de Cachoeira do Sul em 1884, onde funda uma importante casa comercial.
Sempre buscando novas oportunidades, João Gerdau muda-se com sua esposa, Alvine Gerdau e seus três filhos para Porto Alegre e lança-se no ramo industrialadquirindo a Fábrica de Pregos Pontas de Paris, em 1901.
A empresa, com mais de um século de atividades, busca alimentar todos os dias a chama empreendedora de João Gerdau, um exemplo para todos.
Hugo Gerdau – Além de ter sido educado nos maiores centros industriais da Europa, visitou, várias vezes, os países europeus e norte americanos em busca de novas tecnologias no processo metalúrgico. Coma produção de pregos da Fábrica Hugo Gerdau, o estado do Rio Grande do Sul não mais dependia da importação desse artigo da Europa.
Em 1909, Hugo Gerdau casou-se com Tilly Bins, tendo duas filhas. Já no ano de 1914, Hugo Gerdau tornou-se um dos sócios fundadores da tradicional Cia Geral de Indústrias (RS) que deu origem aos fogões Geral e no ano de 1930, participou ativamente da criação do...
tracking img