Empresarial IIIcacos concretos postados semanas de 1 a7

1169 palavras 5 páginas
Cacos concretos postados semanas de 1 a7
Semana1.
CASO CONCRETO:
Augusto e Bernardo, em virtude de dívida contraída por aquele em favor deste, resolveram criar um documento que pudesse representar tal obrigação. Dessa forma, questionam você, famoso advogado dessa área:
1 - De que maneira o título de crédito se distingue dos demais tipos representativos de obrigação, quanto à cobrança e circulação do crédito?
Resposta: Os títulos de créditos têm como características principais a negociabilidade e a circulabilidade, pois a circulação do crédito é fácil, tendo em vista que pode ocorrer através do endosso ou da tradição, não podemos esquecer a sua executividade, ou seja, a forma de execução em tese é mais fácil, os outros títulos representativos de obrigações como contratos e cartão de crédito não apresentam tais características.
2 - Porque o título de crédito é considerado, fundamentalmente, um título de apresentação?
Resposta: É um título de apresentação, pois um dos princípios básicos dos títulos de crédito é o Princípio da Cartularidade, onde verificamos que a obrigação está presente através de um documento e assim o devedor somente poderá pagar a dívida a aquele que apresentar o título.

Objetiva: Letra C Negociabilidade, autonomia e literalidade.

Semana2
CASO CONCRETO:
Antônio emitiu uma nota promissória em favor de Bernardo, que circulou através de diversos endossos até chegar ao atual portador, que decidiu executar um dos endossantes, face à inadimplência do devedor original. Uma vez executado, o endossante apresentou exceção de pré-executividade, para demonstrar sua total incapacidade processual, já que que ele teve o título transferido de um incapaz, o que prejudicaria a cadeia de endossos.
1. A defesa deve ser acolhida pelo Juiz da causa?
Resposta: Não merece ser acolhida, pois ao lançar sua assinatura no título o endossante vincula sua obrigação de pagar como garantia, exaltando o Princípio da Autonomia.
2. Determine o princípio cambiário aplicável ao

Relacionados