Empresa nike

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1.Introdução……………………………………….…………….....................................3
2. História da marca Nike: 4
3.1. Performance atual 6
3.2 Postura estratégica 7
3.2.2 Objectivos da Empresa 7
3.2.3 Estratégias da Empresa 7
3.2.4 Politicas 7
4. Admistraçao da Empresa 8
5. Análise Externa 8
5.1. Ambiente Geral 8
5.1.1. Variáveis Económicas 8
5.1.2. Variáveis Tecnológicos 8
5.1.3.Variáveis Político-Legais 8
5.1.4 Variáveis Sócio-Culturais 9
5.1.5 Internacional 9
5.2 Ambiente Transacional 9
Clientes 9
Fornecedores 10
Concorrentes 10
6 .Análise interna 10
6.1. Estrutura organizacional (organigrama) 10
6.3 Recursos 11
6.3.1 Marketing 11
6.3.5 Recursos humanos 15
6.3.6. Sistemas de informação 15
6.4. Matriz BCG 15
7. Análise Swot 15
Forças 15
Oportunidades 16
Ameaças16
 Os concorrentes globais e locais; 16
10. Bibliografia 18











1. Introdução:
Em primeiro lugar, somos um grupo de estudantes desta universidade, relativamente ao curso de T.IC segundo ano mais concretamente na disciplina de fundamentos de organização e gestão, cuja nossa professora é Sr.: Emília Léger no meio de primeiro semestre nos mandou fazer um trabalho degrupo de pesquisa cujo tema era a empresa Nike.
O objetivo desse trabalho é de levar para o conhecimento de todos vocês, a história desta empresa até os dias de hoje.
Vamos tratar de conteúdos diversos com clareza e com muita performance para que todos possam entender, de facto que é na verdade o nosso objetivo.
Só para dar um cheirinho sabiam que a empresa Nike é a melhor empresa no mundo emtermos de roupas e calçados de futebol tanto para homens como para mulheres.














2. História da marca Nike:
A ideia de criar a NIKE surgiu de um projeto de MBA de Phil Knight, um ex-atleta de corridas de média distância da universidade de Oregon, enquanto este frequentava o curso de gestão administrativa da universidade de Standford. Ele acreditava que, ao importar tênisque eram fabricados no Japão, utilizando mão-de-obra barata, poderia conquistar uma parcela de mercado da marca alemã Adidas. Começou então pelos tênis de atletismo.

Em 1962 foi ao Japão negociar com a marca Tigre a importação e representação de tênis para atletismo, com o objectivo de introduzi-los no mercado americano, que até aquele momento era dominado por marcas alemãs. No ano seguintea primeira remessa de 200 pares do modelo Cortez chegava a cidade de Portland, no Oregon, costa oeste dos Estados Unidos, em nome da empresa Blue Ribbon Sports, que Phil Knight e Bill Bowerman, seu treinador de atletismo na universidade de Oregon, haviam criado. Bill prontamente modificou o modelo, incorporando ao tênis a primeira entressola completamente acolchoada, inovação radical para a época.O tênis caiu no gosto do público, e o Cortez tornou-se o modelo da Tigre mais vendido em 1968. Ambos sentiram a necessidade de um tênis que pudesse contribuir para a melhoria da performance do atleta. Bowerman decidiu então testar um solado de forma inusitada, mas que acabou dando certo despejou borracha na chapa de waffles da esposa para criar um solado melhor. Surgia então um tênis com umasola leve e ondulada, considerada revolucionária para a época.

Começaram então a produzir seus próprios tênis. Esta parceria não poderia ser melhor, além de grandes amigos, ambos entendiam do negócio que estavam começando. Enquanto Phil vendia os ténis no porta-malas de seu carro nas competições de atletismo, Bill cuidava do desenvolvimento e design de novos modelos. A partir daqui atecnologia ligada ao desporto nunca mais seria a mesma. Mas os novos tênis precisavam de uma marca.

E isto aconteceu no ano de 1971, quando a jovem estudante de design gráfico, Carolyn Davidson, criou por míseros US$ 35 o famoso símbolo da marca, chamado Swoosh. O nome Nike surgiu logo depois e foi por sugestão de Jeff Johnson, ex-rival de Phil nas pistas de atletismo e primeiro funcionário da...
tracking img