Empresa natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresa NATURA
Conteúdo
Histórico da empresa
A história da Natura começa em 1969, com a abertura de um laboratório e uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por Luiz Seabra. Em 1974, adotamos o modelo da venda direta para a distribuição de nossos produtos. Essa decisão se baseou na nossa crença na importância das relações e foi determinante para o crescimento daempresa.
Com o tempo, dois novos diretores e sócios passaram a trabalhar ao lado de Seabra: Guilherme Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos, que ingressaram na Natura em 1979 e 1983, respectivamente, ajudando a consolidar os processos de gestão e de produção da empresa.
Durante a década de 1980, a receitabruta cresceu mais de 30 vezes. Em 1983, foram um dos primeiros fabricantes brasileiros de cosméticos a introduzir o uso de produtos com refil, permitindo economia de custo para o consumidor e ampliação da consciência ecológica. Entre 1990 e 1992, surgiu a necessidade de expressar de maneira mais clara o jeito Natura de fazer negócios. Os conceitos que as expressam se refletiram na criação de novosprodutos, como o Chronos Gel, lançado em 1992, tratamento anti-sinais com fórmulas específicas para cada fase da vida da mulher.
Em 1994, iniciaram a expansão pela América Latina, também nessa época, comecaram a participar do movimento de ampliação da responsabilidade social corporativa no Brasil. Em 1995, lançaram, em parceria com a Fundação Abrinq, o Programa Crer para Ver, com o objetivo deapoiar a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas no País. Em 1998, ano em que foram reconhecidos como a Empresa do Ano pela Revista Exame, ajudaram a fundar o Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social.
Em 1999, novamente inovaram ao adotar o uso sustentável da biodiversidade brasileira como plataforma tecnológica de nossa pesquisa e desenvolvimento, o que nos auxiliou alançar, em 2000, a linha Natura Ekos, com fragrâncias e produtos desenvolvidos dos ativos obtidos de plantas da flora brasileira. Também no final da década de 90, aprimoraram a governança corporativa por meio da criação do Conselho de Administração, em 1998, do Comitê de Auditoria e Administração de Riscos em 1999 – responsável por recomendar a indicação de auditores independentes e revisar e avaliarprocessos importantes –, e do Comitê de Recursos Humanos em 2001, com o objetivo de elaborar estratégias de desenvolvimento para seus colaboradores e administrar a remuneração de nossos executivos.
Em 2001, inaugurou um moderno complexo industrial, de pesquisa e desenvolvimento e de treinamento e logística em Cajamar. Neste mesmo ano, realizaram a seguinte reorganização societária: (1)transferiram o controle da nossa subsidiária Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda., ou Natura Indústria, até então controlada pela Natura Empreendimentos, para a Natura Cosméticos; (2) criaram a Natura Logística e Serviços Ltda., para prestar serviços de logística e administração para todas as empresas do grupo Natura; e (3) constituiram a Natura Inovação, para prestar serviços de pesquisa edesenvolvimento de produtos para a companhia.
Em março de 2004, completaram outra reorganização societária na qual a Natura Cosméticos incorporou a Natura Empreendimentos e a Natura Participações. Esta reorganização teve como objetivo simplificar nossa estrutura societária para a realização da oferta pública de ações, por meio da eliminação das antigas holdings.
Desde 2000, produziram um relatórioanual que segue os parâmetros da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), mesmo quando não eram obrigados a fazê-lo. Em 2003, nosso Relatório Anual foi considerado o melhor entre as companhias fechadas pela Abrasca, ganhou o primeiro lugar em prêmio concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e também recebeu o prêmio Balanço Social, na categoria...
tracking img