Empresa lg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LG como tudo começou
Máquinas de lavar e rádios foram os primeiros produtos da LG - conheça esta grande empresa
Orkut0  0  3
 
Ao comprar uma TV de plasma ou um celular da LG, poucos suspeitam do papel da empresa na história econômica da Coreia, seu país de origem. Sua trajetória acompanha o desenvolvimento tecnológico crescente do século 20, demonstrando que a busca por inovação não é umainspiração recente.
O início
A LG eletronics começou sua história na Coreia em 1958, com o nome de Goldstar. A fundação da empresa foi resultado de um plano ousado da então chamada Lak Hui (hoje LG Chem, divisão química da LG Corp), empresa pioneira em produção de plástico no país.
O plano inicial de Koon In-Hwoi, presidente e fundador da Lak Hui, era fornecer produtos eletrônicos nacionais paraa população. Ele percebeu que o rádio havia se tornado uma necessidade na maioria dos lares, e que muitas pessoas contavam com aquele meio de comunicação para ter informações sobre o país e o resto do mundo.
No ano seguinte, à despeito da descrença de seus associados e concorrentes, lançou o primeiro receptor de rádio feito em território coreano. Esse ato é lembrado até hoje pelos cidadões destepaís não só por ter sido o primeiro rádio construído localmente, mas também por ter aberto as portas para o desenvolvimento industrial de produtos e componentes eletrônicos – um passo muito importante para a economia, aquecendo um mercado que sofrera uma guerra e ainda buscava se recuperar.
Anos 60 – Da Coreia para o mundo
Acompanhando o crescimento econômico do país, que então começava aatrair atenção internacional por seu desenvolvimento, a LG expandiu ainda mais os negócios na área de química e eletrônica, dando o espaço necessário para a criação de um forte grupo empresarial.
Com o sucesso de seus produtos, não demorou para que se tornasse a maior companhia do país em produção de produtos químicos e eletrônicos. E também a primeira empresa coreana a ter representaçãointernacional, quando começou a exportar rádios para os Estados Unidos, em 1962. Nessa década, contou ainda com o lançamento de um variado sortimento de eletrodomésticos: ventiladores em 1960, refrigeradores em 1964, televisões em 1966, ar condicionados em 1968 e máquinas de lavar e elevadores em 1969.
Anos 70 – Expansão e visão global
Os anos 70 foram marcados por um apoio financeiro por parte do própriogoverno coreano, que reconhecera o potencial na Goldstar e do mercado de produtos eletrônicos. A expansão foi considerável: e seus dirigentes perceberam a importância da modernização e criaram institutos de pesquisa e novas instalações em todo o país.
Mesmo com a crise econômica e política subsequente, a Goldstar manteve-se no sentido do progresso, o que viria não só constituir a base de toda a LGCorp até os dias de hoje, mas também influenciar o mercado do mundo inteiro, apresentando-se como um concorrente à altura para as fabricantes de países mais desenvolvidos e dotados de recursos.
Nesta década, os cidadãos do país já podiam assistir e gravar seus programas preferidos em TVs e videocassetes fabricados na Coreia. E o resto do mundo, também.
Anos 80 – Tecnologia de ponta
A década de80 foi, para a Goldstar, o passo rumo à formação de uma identidade global. Seguindo a tendência mundial e se desvencilhando da crise de combustíveis que afetava a Coreia, a Goldstar passou a fabricar produtos em instalações localizadas em outros países.
Nessa fase, fabricou computadores, televisões à cores e outros produtos utilizando toda a capacidade de seus especialistas para desenvolver novassoluções. Para continuar competitiva, voltou-se também para a preocupação estética e ergonômica de seus produtos, criando o primeiro centro de estudos de design do país.
Anos 90 – Nova filosofia para acompanhar novos tempos
Além do foco na expansão e exportação, a LG desenvolve uma nova filosofia para lidar com negócios a administrar seu crescimento. O objetivo é incentivar novos talentos e...
tracking img