Empresa dos sonhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPRESA DOS SONHOS










Professores:
Prof. Dirceu Casa Grande;
Profª Elisete Zanpronio de Oliveira
Profª Daniele Pedrosa Floravante
Prof.Wilson Salvalagio
Profª Marilúcia Ricieri










Hoje não só no Brasil, más em todos os países, os jovens saem cada vez mais à procura da empresa dos sonhos, estes jovens fazem parte de uma geração que vem se destacando cadavez mais, são conhecidos como a geração Y. Nascidos na década de 1980 e distinguem dos veteranos no ambiente do trabalho, porque tendem a ser independentes, com poder sobre a própria carreira e desejar agendas flexíveis.
Modificam as regras, adaptando o trabalho a vida e atribuindo mais valor ao conhecimento do que às posses.Desejam tecnologia avançada e são hábeis em gerenciar informaçõesque vêm de diversas fontes.Gostam de feedback constantemente e querem ser ouvidos.
Recentemente a Nextview, empresa especializada em mapear tendências para a área de Recursos Humanos, juntamente com a Companhia de Talentos, pertencentes ao grupo DMRH, que atua a 22 anos no mercado, realizou-se uma pesquisa, mostrando que os jovens desejam que as empresas tenham um bom ambiente para setrabalhar, onde possam se desenvolver fazendo aquilo que gostam mais do que sonham com boa renumeração.
No Brasil os perfis foram o seguinte: Mais de 55 mil brasileiros das cinco regiões, com idade média de 24 anos, estudantes e recém-formados de 154 cursos (28% da área de administração), responderam no mês de abril de 2010, a um questionário distribuído pela internet.
Mais de dois terços(77%) dos entrevistados desejam uma colocação no setor privado, principalmente na indústria (53%), seguida pelo setor de serviço (25%). Muitos deles (64%) trabalham e a grande maioria (86%) acredita que esta pronta para o mercado de trabalho, pois alega ter o perfil requisitado pelos contratantes. No entanto, apenas 45% dos que se disseram preparados afirmaram ter domínio de algum idioma estrangeiro.Considerando que as oportunidades de negócios do Brasil com outros países são cada vez maiores, esse é um percentual baixo. Em outras palavras se antes ter inglês fluente era critério de desempate em processos seletivos, hoje é realmente necessário, assim como o espanhol.
A pesquisa apontou as principais fontes de informação sobre as empresas dos sonhos dos jovens, são elas:
• Meios decomunicação: 58%
• Imagem transmitida por produtos e serviços: 57%
• Alguém que trabalhou ou trabalha na empresa: 41%
A pesquisa mostrou ainda que o jovem brasileiro entende que trabalhar com aquilo que gosta é sinônimo de sucesso. Ao menos essa foi, para 36% da amostra, a primeira citação como resposta à pergunta. "o que define sucesso".
Já o equilíbrio entre vida pessoal e profissionalfoi o segundo fator de maior incidência na primeira colocação (20%) , seguido pela sensação de realização (17%). Engana-se, portanto, quem acha que dinheiro define sucesso para a maioria dos jovens. Ser bem sucedido financeiramente aparece na pesquisa, más não entre os principais sinôminos de sucesso.
Na Geração Y do Brasil, cerca de 96% querem ser líder, o mesmo acontece no México, 100%, eArgentina 95%. Para eles ser líder pode compensar devido ao poder de reconhecimento que a posição enseja. Más, no entanto apontam as desvantagens de serem líder, e as que mais chamam atenção dos jovens brasileiros estão relacionados ao peso das responsabilidades e a uma expectativa de que o líder tenha que ser infalível. Preocupa-se também com a questão de abrir mão da vida pessoal. Portantosomente daqui a alguns anos o tempo dirá se a geração conseguirá alcançar os seus objetivos.
A geração Y apontou também quais os seus admirados no contexto nacional e internacional. O primeiro entre os dez principais na amostra brasileira foi o empresário Roberto Justus (11%) e o que lhe destacou segundo a geração Y é o seu empreendedorismo, competência, inteligência e visão de negócios, ele...
tracking img