Empresa de textil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ATIVIDADE ESTRUTURADA
TEXTIL SANTA INÊS

FORTALEZA
2011

1. APRESENTAÇÃO

O Grupo Têxtil Santa Inês é importador, distribuidor e exportador de tecidos fabricados na Ásia, principalmente os de origem chinesa, abrangendo o mercado fashion, activewear, infantil e decoração de ambientes. Participa do setor terciário da economia por atuar nocomércio varejista e atacadista de tecidos em todo território nacional e Argentina.

1. Histórico e estrutura física

Quando fundada por Vicente de Castro Barbosa, em 16 de Dezembro de 1994, a antiga Malharia Santa Inês instalou-se na Heráclito Graça, no Centro de Fortaleza com foco no mercado varejista de tecidos nacionais. A oportunidade de negócio foi identificada e explorada a partir da suaesposa, pequena empresária, que buscava por fornecedores de tecidos para sua confecção. No ano 1995 foi inaugurada a primeira filial, em um dos bairros de maior concentração de confecções em Fortaleza, o Montese, sucedida por mais uma filial na Tristão Gonçalves, no Centro. Com seu perfil empreendedor e visionário, Vicente de Castro implantou nos negócios a busca pelos resultados que fizeram aempresa expandir-se rapidamente, diversificar o portfólio de produtos e ousar em novos mercados.

Com o aumento da rentabilidade da Malharia, o salto no volume de vendas, o melhor entendimento do mercado local e desfrutando das oportunidades advindas da ascensão da China no cenário internacional, os rumos do negócio foram revistos. A Malharia focaria a partir de então as vendas em atacadoe para isso, fecharia todas as filiais de varejo, permanecendo apenas a matriz.

Para ofertar o volume compatível com sua demanda, no ano de 1998 iniciaram-se as operações de importação de tecidos chineses, o que permitiu um patamar de crescimento para a organização da ordem de 30% ao ano.

Atualmente, o Grupo é composto pela Malharia Santa Inês e pelas razões sociais Trinexco LTDA e MI2Comercial Importação e Exportação LTDA, atuando com o nome fantasia Têxtil Santa Inês. A estrutura física do Grupo dispõe de uma sede administrativa e um centro de distribuição na Vila União em Fortaleza/CE e dois centros de distribuição em Alhandra, na Paraíba.

Os principais concorrentes diretos da Têxtil Santa Inês nesse mercado são os importadores. Os concorrentes indiretos são os produtoresnacionais, que oferecem preços mais altos e qualidade superior no produto final. Dentre os importadores, a Santa Inês goza de boa posição quando à qualidade de seus produtos. Alguns dos concorrentes são Capricórnio Têxtil, Cativa Têxtil, Dalila Têxtil, Focus Têxtil, Jangadeiro Têxtil, Litoral Têxtil, Malhas Menegotti, Santana Textiles, Tecelagem Panamericana, Têxtil Bezerra de Menezes, TêxtilCanatiba e Vicunha Têxtil.

A TSI entende que o conhecimento da concorrência é de grande importância, pois colabora para a antecipação da inovação. Este conhecimento influencia as decisões de mercado, a ampliação do público alvo, o mix de produtos, e o lançamento das coleções, além de abrir um leque de opções estratégicas, com base em experiências bem sucedidas.

2. Portfólio e clientelaO Grupo Têxtil Santa Inês comercializa cerca de 300 tipos de tecidos entre malhas e planos importados. De maneira geral, os nichos de mercado que o portfólio abrange são cinco: (1) Fashion: Linha mais volátil da empresa, por depender de tendências de moda. Estão incluídos jeans, malhas, tecidos planos para alta costura e gravataria, tecidos planos para uniformes profissionais, etc. (2) SurfWear: linha menos volátil, devido às poucas variações do ramo. São maquinetados para agasalhos, tecidos especiais para esportes aquáticos, tecidos planos para bermudas de surf, etc. (3) Active Wear: linha de tecidos para roupas esportivas; (4) Infantil: Tecidos de moda com estamparia adaptada para o público; (5) Decoração de ambientes: tecidos para lençol, cobertura de sofás e cortinas, etc....
tracking img