Empresa cidadã

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPRESAS CIDADÃS E SEUS RESPECTIVOS PROJETOS SOCIAIS

Joana Luciana Silva (UNICENTRO), Marielle Meneguel (UNICENTRO), Wagner Luiz Lubacheski (UNICENTRO), Silvio Roberto Stefano (Orientador), e-mail: silvio.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Administração, Campus Pitanga, Paraná.

Palavras-chave: Empresas cidadãs, responsabilidadeambiental, responsabilidade educacional, responsabilidade social.

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é discutir as práticas de responsabilidade social de três empresas de diferentes segmentos de mercado e seus respectivos projetos sociais e quais são os seus impactos. O método adotado foi exploratório e descritivo, utilizando-se de livros e sites. Desenvolvido no segundo bimestre de 2011.Introdução
A questão da responsabilidade social empresarial é tema recente, polemico e dinâmico, envolvendo desde a geração de lucros pelos empresários, em visão bastante simplificada, até a implementação de ações sociais no plano de negócios das companhias, em contexto abrangente e complexo.
Segundo Longenecker (1981), a empresa deve reconhecer que sua responsabilidade para com a sociedade epara com o publico em geral vai muito além de suas responsabilidades com seus clientes. Longenecker (1981) ainda afirma que a responsabilidade social, implica um sentido de obrigação para com a sociedade. Esta responsabilidade assume diversas formas, entre as quais se incluem proteção ambiental, projetos filantrópicos e educacionais, planejamento da comunidade, equidade nas oportunidades deemprego, serviços sociais em geral, de conformidade com o interesse publico.
Existem vários elementos que podem motivar as empresas a atuar de forma socialmente responsável. Isso pode ocorrer por pressões externas, pela forma instrumental ou por questões de princípios.

Material e Métodos
O presente trabalho é caracterizado como exploratório e descritivo, utilizando-se de referencial teórico pormeio de livros, artigos e sites. Foi desenvolvido no mês de junho de 2011, para verificar a responsabilidade social das empresas mencionadas no presente estudo.

Resultados e Discussão
Nas últimas décadas tem-se observado uma preocupação cada vez maior com as obrigações sociais da empresa, ocasionada pelo crescimento dos movimentos de defesa do meio ambiente e do consumidor, que se voltam para arelação entre a empresa e a sociedade. Declarações de que a empresa deve dedicar parte de seus recursos econômicos a ações que beneficiem a sociedade nem sempre tem sido bem recebidas, (MONTANA, 2008, p. 37).
As empresas hoje devem estar integradas com os seus clientes, comunidade, colaboradores, ou seja, com os seus stakeholders. Devem adotar medidas de responsabilidade social, para mostrar a suaidentidade perante a sociedade.
Segundo Friedman, “responsabilidade social é um comportamento antimaximização de lucros, assumido para beneficiar outros que não são acionistas da empresa”. (38)
Friedman, assim como outros estudiosos conservadores, parte do principio de que tal prática não está de acordo com uma economia de mercado, representando um ônus para a empresa, ou seja, um custoadicional que reduz sua eficácia no que diz respeito aos lucros almejados.
Com o crescente interesse empresarial em desenvolver atividades sociais e devido ao reconhecimento da importância desse tema para os negócios, cada vez mais as companhias estão buscando novas formas de agregar valor social as suas atividades. Esse movimento intensificou-se no Brasil a partir da década de 1990 com o surgimento dediversas organizações não governamentais e com o desenvolvimento do terceiro setor. Instituições como a fundação Abrinq, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), o instituto Ethos de Responsabilidade Social e a Rede de Informações do terceiro setor (Tits) foram criadas com o objetivo de destacar a importância das ações sociais para os negócios e para a sociedade. Assim, termos e...
tracking img