Emprendedorismo

Páginas: 2 (383 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
O texto sobre “Empreendedorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais”, do Professor Jose Dornelas, aborda uma realidade com a qual nos deparamos freqüentemente: osurgimento de pequenos negócios pessoais e, muitas vezes, a inexistência de experiência no ramo, de pessoas sem capacitação, ou ainda pior que não dominam a técnica de gestão, não tem atitude, conduta e/ouum comportamento protagonista, de liderança, para que venham a ter sucesso. Falhas gerenciais como escolha de local inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais, o desconhecimento do mercado etambém a conjuntura econômica, são os maiores motivos para o fracasso.
O mesmo nos mostra que a taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil é muito alta, cerca de 22% nos primeiros dois anos,contra 15% de países desenvolvidos.
Aponta, também, a falta de planejamento e capacitação. Pode contar o apoio do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), onde, junto a este órgão, osempreendedores iniciante podem fazer cursos de capacitação para aprender a avaliar se existe um mercado promissor ao seu negocio. Ajudam, ainda, a identificar futuros problemas como vocação para onegocio, fornecedores e avaliar a questão financeira.
Além do SEBRAE os empreendedores podem recorrer à revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, a consultores às empresas-junior, a Instituições deEnsino que incentivam o empreendedorismo e contam com o apoio de gente bem sucedida para contar sua própria historia. Junto às universidades terá disponível muito conhecimento, onde muitas vezes esse égerado e não transferido para iniciativa privada. Dessa maneira o futuro empreendedor terá uma medida minimizadora para ajudá-lo na formação e pesquisa.
José Emidio Teixeira, sócio-diretor daconsultoria Dialogar, também sugere que mesmo depois de aberto seu negocio os empreendedores poderão passar por dificuldades e conflitos que devem ser contornados. Uma delas serão as relações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • emprendedorismo
  • Emprendedorismo
  • Emprendedorismo
  • emprendedorismo
  • Emprendedorismo
  • emprendedorismo
  • emprendedorismo
  • Emprendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!