Emprego

Páginas: 5 (1123 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
O PROFISSIONAL NA AMBIÊNCIA DO EMPREGO
Na condição de empregado, o profissional subordina-se a um poder patronal a uma condição especial de relacionamento obediente. A obediência no emprego não deve significar escravidão, nem negação da consciência ética, menos ainda a exclusão da vontade humana, mas exige subordinação de vontades.
Ou o indivíduo realiza uma tarefa ou perde o emprego, e nessecaso abala-se a estrutura de seus rendimentos ou até sua condição de sobrevivência. A perspectiva de perda do emprego produz a vontade de preservá-lo de praticar o que lhe é comandado.

VIRTUDES BÁSICAS PROFISSIONAIS
Muitas são as virtudes que um profissional precisa ter para que desenvolva com eficácia seu trabalho. Virtudes básicas profissionais são aquelas indispensáveis, sem os quais não seconsegue a realização de um exercício ético competente.
Teremos abaixo algumas das virtudes mais importantes:
Zelo: Um trabalho continua sempre presente, ainda quando falta aquele que o produziu. Por um dever para consigo mesmo, o profissional deve cuidar de realizar sua tarefa com a maior perfeição possível, para a produção favorável de sua própria imagem.
O zelo ou cuidado com o que se faz,começa com uma responsabilidade individual, ou seja, fundamentada na relação entre o sujeito e o objeto do trabalho.
A falta de zelo é deixar de cumprir tudo o que se faz necessário para o desempenho eficaz de uma tarefa cuja a responsabilidade se assumiu.
Honestidade: Se algo é confiado a alguém passa a requerer a fiel guarda, a lealdade, a sinceridade e um propósito firme de intransigenteprobidade. Sob esse aspecto a honestidade situa-se como uma compatível prática do bem com a confiança depositada por terceiros em alguém.
A desonestidade é exatamente a transgressão ao direito de terceiros que deriva dos: abusos de confiança; indução maliciosa; arbitrariedade ou pressão;
É necessário ser honesto, parecer honesto e ter o ânimo de sê-lo, para que exista a prática do respeito ao direitode nosso semelhante.
Sigilo: Revelar o que sabe, quando a respeito do conhecido, quem o confiou, pediu reserva, é quebra de sigilo.
O respeito aos segredos das pessoas, dos negócios, das instituições é protegido legalmente, pois trata-se de algo muito importante. Eticamente o sigilo assume o papel de algo que é confiado e cuja preservação é obrigatória.
Competência: Sob aspecto potencial é oconhecimento acumulado por um indivíduo suficiente para o desempenho eficaz de uma tarefa.
O conhecimento da ciência, da tecnologia, das técnicas e práticas profissionais é condição essencial para a prestação de um serviço de boa qualidade. Eticamente é preciso que se tenha consciência de que se instruir é o caminho para bem servir e que desejamos evitar danos a terceiros, na prestação deserviços, é preciso que nos habilitemos a prestá-los.
O profissional precisa ter humildade suficiente para admitir que não é o dono da verdade e que a inteligência e o bom-senso, embora mal distribuídos na Terra são ainda possuídos por expressivo número de pessoas.

VIRTUDES COMPLEMENTARES PROFISSIONAIS
São complementares as virtudes que completam o valor da ação do profissional e ampliam as virtudesbásicas, sendo a transgressão delas infração e perda da qualidade ética profissional.
O valor ético das virtudes para com clientes, colegas, instituições e objetivos da classe em suma para com o ambiente no qual o profissional exerce sua missão é tão importante que mereceu de nossa parte a dedicação particular no presente capítulo.
São elas:
Orientação e assistência ao cliente: Uma tarefa não selimita à sua simples execução, nem só ao momento e forma como é solicitada e iniciada. A responsabilidade sobre o trabalho perdura, ainda que concluído.
Como sem sempre o cliente tem alcance para entender tudo que lhe é oferecido pelo profissional.
O profissional tem deve ético de guiar seu cliente e de conduzi-lo ao limite máximo de aproveitamento da tarefa, com segurança, serenidade e teor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emprego
  • Emprego
  • emprego
  • emprego
  • Empregos
  • EMPREGOS
  • Emprego
  • emprego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!